4 prioridades dos líderes de equipes comerciais de alta performance

4 prioridades dos líderes de equipes comerciais de alta performance

Para qualquer plano, iniciativa ou estratégia ser bem-sucedida, as equipes de alta performance devem utilizar um conjunto estruturado de prioridades claras. Porém, nem todos os líderes de equipes empresariais dispensam a devida atenção a essa necessidade. De fato, não são poucos os líderes que convivem com prioridades conflitantes.

Desenvolver um plano estratégico que apoie a agenda de crescimento do negócio ajuda a criar uma visão comum dos objetivos e do que deve ser feito para alcançá-los. Ao longo deste post, abordamos as 4 prioridades que você deve ter em mente ao liderar sua equipe comercial. Boa leitura!

1. Manter a equipe bem informada e engajada

É bastante comum que surjam dúvidas, no interior da empresa, a respeito de qual é a melhor estratégia. Todavia, uma vez definida, muitas incertezas (relacionadas à sua aplicação e ao papel de cada membro da equipe, por exemplo) ainda tendem a persistir.

Sendo assim, deve ser uma prioridade clara para o líder garantir que todos os envolvidos estejam plenamente conscientes sobre os desafios e o que cada um deve fazer para enfrentá-los.

Inicie qualquer processo estratégico informando seus eixos principais a todos os colaboradores. Esteja aberto a críticas e sugestões, ouvindo o que outras partes interessadas pensam e trabalhando em conjunto para criar a visão que melhor apoie seu negócio.

2. Desenvolver o ritmo certo e a sequência futura

Nem todas as prioridades são estabelecidas da mesma forma. Pode ser difícil encontrar o justo equilíbrio entre o que é importante e as vantagens que cada prioridade pode trazer para a empresa.

Em outras palavras, trata-se tanto de definir o ritmo e a sequência das prioridades quanto de saber como equilibrar aquelas de curto e de longo prazo. Para evitar se confundir, você deve examiná-las com calma, a fim de entender o propósito de cada uma.

Para criar um equilíbrio verdadeiramente saudável, divida suas prioridades em 3 categorias gerais:

  • Aperfeiçoar seus processos atuais;
  • Desenvolver competências;
  • Colocar em prática ações que encaminhem o crescimento futuro.

3. Definir métricas adequadas ao negócio

Algumas pessoas entendem a lógica por trás das prioridades, mas desistem tão logo os resultados desejados não são imediatamente atingidos. Desse modo, é vital definir métricas “em processo” para que seus colaboradores vejam se estão no “caminho certo”. Caso não estejam, será mais fácil tomar medidas corretivas.

Insista na comunicação com a equipe, reforçando a crença em sua capacidade coletiva de atingir objetivos comuns.

4. Comemorar vitórias iniciais e rapidamente seguir em frente

Independentemente de quão proativo você seja enquanto líder, há colaboradores que esperam passivamente até que a elaboração de novas prioridades se mostre comprovadamente eficiente. Alguns agem assim por ceticismo, outros por puro comodismo.

Para gerar motivação entre os colaboradores, é essencial comemorar os primeiros sucessos. Isso contribuirá para a criação de uma mentalidade desafiadora do status quo.

Lembre-se de que equipes de alta performance são capazes de executar ações rápidas e aproveitar as aprendizagens oriundas do sucesso ou do fracasso para fundamentar iniciativas ainda mais inovadoras e rentáveis.

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