Como mudar Mindset pode ajudar a vender mais

Como mudar Mindset pode ajudar a vender mais

Mindset (“mentalidade” em português) é o nome dado para o conjunto de crenças, valores e prospecções que o ser humano tem diante dos fenômenos da vida. O mindset é algo muito particular, como um pedaço da personalidade de cada um.

Podemos também entender o mindset como a forma de pensar e se relacionar com as percepções diárias. Por exemplo, ao ver uma possibilidade de ascensão, algumas pessoas se movem em direção a ela, abraçando-a como um todo.

Por outro lado, existem aquelas que se afastam da oportunidade, considerando-a arriscada, perigosa ou impossível de ser verdadeiramente aproveitada. Nesse caso, o que diferencia uma pessoa da outra é o seu mindset.

A influência do mindset nas vendas

Como foi dito, o mindset se trata da relação existente entre o que acontece ao redor da pessoa e a forma como ela percebe isso. Nesse contexto, existe uma relação direta entre a mentalidade de alguém e aquilo que ele pode fazer.

Podemos observar dois casos distintos quando pensamos em vendas:

Situação 1

Um vendedor que sabe que fechará a venda, até mesmo antes de conhecer seu cliente, provavelmente estará mais engajado nessa missão. Isso porque ele tem o entendimento de que a venda já foi feita, mas que falta a atuação dele para transitar esse fato do campo imaginário para a realidade.

Situação 2

Um vendedor que espera o cliente chegar e decidir comprar para então fazer a venda. Nessa situação, o mindset do vendedor está adequado ao fato de esperar uma oportunidade, que pode existir ou não, e contar com todo o meio para que a venda seja bem executada.

A diferença entre o primeiro e o segundo caso está na mentalidade. Enquanto um dos personagens atua ativamente em seu meio tendo a certeza de suas aptidões e criando as oportunidades para demonstrá-las, o outro assume uma posição passiva, agindo diante do acaso.

A mudança do mindset e seu impacto nos resultados

Em alguns momentos, é preciso “resetar” o cérebro. Isso porque, dentro de uma história de vida, o ser humano aprende a lidar com o mundo que o cerca por meio de erros e acertos.

O problema é que os aprendizados sobre como lidar com o mundo para uma criança de 5 anos, por exemplo, talvez não sejam mais aplicáveis ao mundo adulto. Mesmo assim, algumas pessoas continuam aplicando o mesmo repertório comportamental e um exemplo disso são as fobias.

Para alcançar diferentes resultados, é preciso ter comportamentos diferentes. A grande questão é: como ter comportamentos diferentes pensando exatamente da mesma forma?

Na realidade, isso é impossível. Isso porque para uma pessoa possa mudar significativamente a forma de se relacionar com o seu contexto, é preciso mudar a sua relação consigo mesma. Logo, antes de se mover em direção a qualquer objetivo, é necessário modificar sua mentalidade.

A mudança do mindset

Não é fácil mudar uma mentalidade que acompanha alguém durante 10, 20, 30 ou 40 anos. Sempre precisamos considerar que quanto mais tempo passamos pensando de uma forma, mais esse pensamento toma características de inatismo.

Sendo assim, uma pessoa que tem um mindset que explica o mundo por meio da sorte, dificilmente enxergará essa questão de outra forma, a menos que ocorra alguma mudança drástica que a force a ver o mundo com novos olhos.

Sendo assim, a melhor maneira de modificar um mindset é trabalhando diariamente nisso. Para isso, alguns passos podem ser seguidos. Como exemplo, usaremos o “vender mais” como objetivo principal, mas ele pode ser substituído por qualquer coisa. Confira a seguir:

  • Cole em seu guarda-roupa, armários, carro e no teto de sua cama, a frase “eu posso vender mais”;
  • deixe um papel em seu bolso com a mesma frase e leia-o sempre que possível;
  • feche os olhos, se imagine vendendo mais e então crie as estratégias para isso.

Essa é uma forma de trabalhar a mentalidade, mas existem centenas de outras possibilidades. Não se esqueça que a mudança nunca é uma tarefa fácil e talvez seja necessária a ajuda de um profissional, como um coach ou psicólogo, para que o mindset se altere.

Como anda o seu mindset? Ainda está afiado? Então compartilhe sua experiência nos comentários!