Gestão comercial: saiba como um sistema ERP pode ajudar no processo

sistema erp na gestão comercial

O ERP é uma solução corporativa de software que tem se tornado cada dia mais essencial para o sucesso de qualquer empresa. Sua correta aplicação não só facilita a gestão de todos os processos, mas gera informações valiosas para a tomada de decisão, em nível estratégico.

A visão sistêmica — que pode ser definida como a habilidade de compreender a empresa como um organismo ou sistema, entendendo as implicações entre as diversas nuances de seu funcionamento e que é um requisito cada vez maior aos gestores — é muito favorecida com um ERP, dado que ele proporciona integração à gestão comercial.

Continue lendo e saiba como um sistema ERP pode ajudar nesse processo!

O que é um ERP?

O termo ERP vem do inglês, como sigla da expressão “Enterprise Resource Planning” que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. É uma suíte de aplicações que abrange todas as áreas envolvidas, entre as quais estão inclusas:

  • Área de venda
  • Controle de estoque
  • Emissão de notas fiscais
  • Geração de obrigações e contas a receber
  • Dados estratégicos de vendas
  • Marketing
  • Planejamento financeiro

Ter um ERP auxiliando na gestão do negócio é um requisito mínimo para uma empresa estar apta a competir no mercado, tendo em vista que o controle manual de todas as áreas de um empreendimento é praticamente inviável na dinâmica da economia atual.

Quais os benefícios de um ERP?

Há inúmeros benefícios oriundos do uso de um sistema ERP, que agregam maior valor ao empreendimento. Seguem alguns dos principais.

Integração na cadeia de atividades

Gestores têm informação em tempo real sobre o estoque e vendas, favorecendo o acompanhamento dos resultados. A emissão de um pedido em campo gera uma reação em cadeia:

  • Dispara o processo de separação do produto
  • Ativa a logística de entrega
  • Gera uma saída no estoque
  • Alimenta o sistema de faturamento de contas a receber

À medida que o estoque registra volumes de saída, a estrutura fabril trabalha para manter a produção conforme a demanda.

Decisões estratégicas de gestão

No processo decisório, o sistema de informação gera alguns níveis de dados que são atendidos ou utilizados pelos grupos que participam da gestão do negócio nos seguintes segmentos:

  1. Nível Operacional: Chamado chão de fábrica, atende às necessidades do dia a dia, como faturamento, contas a receber, recebimento de materiais, contas a pagar e outros. Alimenta dados mais operacionais, como estoque, pagamentos de fornecedores etc.
  2. Nível de Conhecimento: Esse nível recebe as informações do nível operacional para melhorar os processos no dia a dia.
  3. Nível Gerencial: Apoia no gerenciamento e controle de decisões da empresa.
  4. Nível Estratégico: A alta gestão da empresa recebe informações geradas a partir dos níveis anteriores que, trabalhadas de forma a gerar gráficos e dados, permitam definir os rumos do negócio.

Um sistema ERP é um elemento fundamental para que todos esses processos estejam alinhados e funcionem de forma satisfatória.

Identificação de gargalos no fluxo de processos

As necessidades de melhorias nos processos da empresa são identificadas mais facilmente quando o fluxo passa pelo uso de um sistema gestor. Isso fornece subsídio para melhorar processos críticos e ganhar em competitividade no mercado onde ela está inserida.

Outras melhorias que podemos citar são:

  • Melhor gestão do capital de giro, para evitar estoque excessivo;
  • Análise de mercado baseada em georreferenciamento, com uso de smartphones por vendedores externos;
  • Melhor gestão da carteira de clientes, com a criação de perfis e a segmentação de consumidores.

Um sistema ERP é um grande aliado na gestão do negócio sendo, nos dias atuais, imprescindível para uma gestão eficiente da nossa empresa. Não só pelos benefícios citados acima, mas a demanda por ações imediatas e a garantia de tomar as melhores decisões exigem que as informações necessárias estejam ao nosso alcance.

Se você se interessou pelo assunto, sinta-se convidado a nos seguir nas Redes Sociais. Será um prazer ter sua companhia! Estamos presentes no Facebook e no Twitter!