Gestão: Inovação em logística e desafios

Quando falamos em gestão da inovação em logística pensamos nos novos desafios que vamos enfrentar. É algo amplo que envolve a necessidade e barreiras geográficas, muitos investimentos, questões tradicionais e até mesmo a estrutura de um país como o Brasil. Mas, essa inovação trata-se de implantar novas ideias e a ter melhores atitudes na execução de atividades existentes.

Essa gestão tem como objetivo ajustar os processos internos e reduzir custos. Assim aproveitando melhor as oportunidades e obtendo resultados significativos para sua empresa. Entretanto isso pode acontecer por diferentes métodos, como: redesenho do processo de distribuição, oferecer novos serviços ou até mesmo investir em transformação digital. Mas ela deve fazer parte do planejamento corporativo, da cultura organizacional e ser integrado a gestão empresarial. 

O que são logtechs e quais soluções logísticas traz?

Logtechs são empresas, startups direcionadas somente para solucionar problemas de logística em empresas, podendo ser grandes ou pequenas. É algo vantajoso para quem gostaria ou precisa diminuir os custos do transporte.

O uso de tecnologia como Força de Vendas que tenha um sistema e soluções que facilite todo o processo de logística desde o cálculo de fretes até o monitoramento de entrega, pode ser uma maneira de resolver questões de custos. De acordo com o relatório da PWC, a digitalização dos processos logísticos poderá reduzir custos extras de logística e transporte em 47% até 2030.

Atualmente existe software de gestão de frotas que podem otimizar esse setor, com sistemas que permitem a avaliação da situação e de gastos como: combustível, gestão de documentos e controle de viagem. Gerenciamento de armazenamento como os de WMS (Warehouse Management System)  permite uma melhor comunicação em todos os processos logísticos.

No setor logístico existe a possibilidade de uma grande abertura em diversas frentes, assim, as logtechs passam a ter um papel importante no desfecho de conectar a cadeia de entrega. Ou seja, ela eleva o estágio, quais os processos sejam mais em conta e seguro.

Como a gestão de inovação em logística pode ser aplicada?

Essa inovação pode ser realizada por meios de alguns vieses como: 

  • Produto: Visa a melhoria da percepção do cliente sobre o produto por meio de valores e o diferencial competitivo entre concorrentes. Por exemplo, embalagens que protegem o produto e ainda chame atenção do consumidor.
  • Processos: Tem como foco as alterações nos procedimentos realizados em etapas da produção. Assim, com melhorias feitas nos processos será mais fácil chegar em melhores resultados. Ou seja, a empresa terá seus custos reduzidos e aumento na produtividade, eliminando atividades desnecessárias.
  • Modelo de negócios: Esse viés refere-se às mudanças inovadoras, voltado à prestação de serviço ao consumidor. Tendo como objetivo melhorar a forma que os clientes  recebem os produtos ou serviços. 

Esses três viés pode também ser complementado por outros dois formatos de aplicação como:

  • Incremental;
  • Radical.

Um trabalha com pequenos aperfeiçoamentos feitos em produtos ou serviços que impacta a forma de consumo e o outro prevê a ação de mudanças mais drásticas na oferta de serviço para levar um conceito novo ao mercado.  O segundo caso pode chegar a alterar o modelo de negócio caso necessário.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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