Por que algumas pessoas acabam fracassando em vendas?

Por que algumas pessoas acabam fracassando em vendas?

Quando pensamos em vendas, rapidamente lembramos de fenômenos reconhecidos mundialmente, como Sílvio Santos, Donald Trump, Zig Ziglar, Alexandre Costa, entre muitos outros.

Sempre buscamos a inspiração nessas personalidades para identificar os traços marcantes de um bom vendedor e, embora isso seja fundamental para o aprimoramento, não seria interessante mudar um pouco a perspectiva da análise?

Em vez de nos perguntarmos o que faz um bom vendedor, que tal mudarmos a questão e investigarmos por que algumas pessoas acabam fracassando em vendas? Podemos aprender bastante com os maiores erros cometidos, afinal, evitá-los também é o caminho para o sucesso. Confira tudo isso no post de hoje!

Não focar em satisfação

Metas, metas e mais metas. Vendedores são movidos pelos números diariamente. Acontece que bater uma meta não significa sucesso, necessariamente. Se estamos empurrando produtos ou serviços para o cliente, sem uma negociação efetiva e um processo de convencimento, o resultado para o vendedor, no médio e longo prazo, pode ser catastrófico.

Muitos acham que a função do vendedor é vender. É claro que não estão completamente errados, mas essa tarefa precisa ser realizada em conjunto com outra, tão importante quanto: garantir a satisfação do cliente. Não focar nisso é, sem dúvidas, o principal motivo pelo qual algumas pessoas acabam fracassando em vendas.

Não respeitar o funil de vendas

Não, você não pode fazer uma abordagem genérica para todos os clientes. É fundamental respeitar o funil de vendas, ou seja, os perfis de topo, meio e fundo de funil. Cada um desses momentos possui características que precisam ser respeitadas para que você, de fato, atenda as necessidades do cliente.

Portanto, antes de realizar a sua abordagem de vendas, procure descobrir em qual momento do funil o cliente se encontra. Assim, poderá se adaptar para atendê-lo da forma mais apropriada possível.

Não buscar a capacitação

Muitos vendedores acham que o trabalho de vendas apenas é desenvolvido pela prática. Esse é um grande erro, afinal, bons vendedores estão sempre procurando aprimorar suas habilidades para garantir melhores resultados.

É muito importante, portanto, buscar a capacitação. Assim, é possível conhecer novas técnicas de vendas ou, simplesmente, aprender habilidades diferenciadas, como o uso da linguagem corporal. Todo aprendizado é bem-vindo para quem atua nesse ramo.

Não definir uma estratégia

Por fim, o último motivo pelo qual as pessoas acabam fracassando em vendas é a falta de uma estratégia clara para abordar o cliente. A preparação é muito importante, pois podemos antever motivos de recusa, entre muitas outras coisas, e preparar respostas para cada tipo de situação apresentada pelo cliente.

Procure elaborar mapas mentais com todo o ciclo da negociação para tentar aumentar as suas chances de sair da abordagem com um resultado positivo. Lembre-se, é claro, de sempre manter o foco na satisfação, e não apenas na venda.

Agora que você já sabe por que muitas pessoas acabam fracassando em vendas, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos vão te a ajudar a otimizar seus processos, ter uma gestão eficaz e organizar seu time de vendedores?