Como manter o clima organizacional da minha empresa em alta?

Já percebeu que o tema clima organizacional vem tendo grandes destaques nos últimos anos? Mas a pergunta real que você deve fazer é: por que? O clima é uma mensuração sobre a qualidade do ambiente interno de uma empresa. E como o mercado vem crescendo e tendo novas exigências, as pessoas passaram a trabalhar mais e esquecer do equilíbrio entre sua saúde mental e o trabalho. 

Mas, como manter o ambiente e a cultura organizacional em alta? Bem, os elementos medíveis de um ambiente corporativo fazem parte dos fatores que formam o clima organizacional. Além disso, é importante ressaltar que esse é o principal indicador de satisfação de seus colaboradores. Porém, é necessário que você considere as diferentes questões como:

  • Comunicação;
  • Valores da empresa;
  • Gestão aplicada;
  • Valorização dos profissionais;
  • Políticas de recursos humanos.

Ou seja, não há dúvidas que o ambiente de trabalho que você oferece a sua equipe pode favorecer a produtividade ou não. E bem, sabemos que é um grande desafio para os gestores manter o clima corporativo principalmente quando envolve o rendimento, relacionamento ou até mesmo a saúde da equipe. Entretanto, a cultura de uma empresa não é uma tarefa fácil somente para o setor de RH, mas para todos que estão à frente de um setor.

Cultura x Clima organizacional

A cultura organizacional e o clima, por mais que pareçam ter o mesmo sentido, não são o mesmo. O clima faz parte da cultura de uma empresa e ela é baseada na mensagem que a missão, visão e valores carregam. Ou seja, não é apenas o “quem somos” descrito em um site e sim a cultura que faz parte do dia a dia da sua equipe.

Mas em outras palavras, a cultura organizacional tem um impacto no comportamento e práticas. E quando uma empresa tem pessoas que trabalham e dividem uma mesma cultura, o ambiente pode torna-se mais harmonioso onde todos seguem um padrão. Passando a ter o mesmo objetivo, crescendo e tendo uma visão apurado do que ainda pode melhorar e contribuir.

Entretanto, quando falamos sobre o clima organizacional em si, estamos falando sobre o ambiente de trabalho e como ele é percebido pela sua equipe. O estudo sobre o clima acaba indo além, pois se busca entender como o ambiente de trabalho e a atmosfera do local podem influenciar na produtividade dos clientes internos da empresa. E aí vem a grande questão que é como fazer a pesquisa interna e como lidar com as diferentes situações, pois a cultura pode influenciar bastante na resposta de uma pessoa.

O que é pesquisa de clima organizacional e por quê fazê-las?

Esse tipo de pesquisa é feita normalmente por uma ferramenta para avaliar a qualidade do ambiente de trabalho. E com ela é possível descobrir se o convívio entre a equipe está indo bem e assim entender o nível de satisfação dos funcionários.

A avaliação do clima organizacional é importante para entender o grau de satisfação dos colaboradores em seu ambiente de trabalho. Seus resultados revelam a opinião das pessoas e com essas informações você pode melhorar as ações internas. Entretanto, o principal objetivo dessa ferramenta é mapear a percepção coletiva sobre diferentes pontos como:

  • Cultura de feedbacks;
  • Valorização profissional;
  • Estrutura física;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Espírito de equipe e colaboração;
  • Remuneração e outros mais.

Além disso, esses dados servem para fundamentar as ações a curto ou a longo prazo a fim de melhorar a motivação e garantir o bem-estar dos colaboradores dentro da empresa. Contudo, essa pesquisa também registra as queixas e reclamações dos funcionários, além de identificar os pontos positivos. Vale lembrar que essa pesquisa não é algo simples e deve ser feita tanto para entender sua equipe como também para incentivar novas ações vindo deles ou de você.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales



Gostou do nosso artigo? Inscreva-se no blog GeoSales para não perder as novidades.

Esse artigo foi útil?
[Total: 1 Average: 1]

Deixe seu comentário