Não se assuste se, ao terminar de ler este artigo, você se sentir perdido em meio a tantas novidades. O mundo atual é assim: novas tendências de mercado mudam a cada segundo e você precisa estar constantemente atualizado se quiser continuar dando as cartas no seu negócio.
Aliás, a forma de fazer negócios mudou completamente nos últimos 20 anos. Novas tecnologias vêm trazendo maneiras diferentes de se chegar ao cliente, por meio de estudos, algoritmos e estatísticas numéricas. É preciso ter o produto certo, para a pessoa certa, no momento exato em que ela precisa.
Justamente por isso, este é o momento ideal para as empresas se prepararem para o futuro. Novas ferramentas estão surgindo para auxiliar as equipes de vendas a fazer negócios e é preciso estar familiarizado com elas para continuar competitivo no mercado.
Conheça agora 3 tendências de mercado que estão mudando os negócios!
1. Business Intelligence
O tempo da tentativa e erro nos negócios já passou. Atualmente, a empresa precisa se preocupar com a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de tudo o que se passa em seu negócio. O objetivo é oferecer as soluções mais completas e personalizadas para o cliente, sem correr o risco de cometer erros no processo.
O Business Intelligence é o processo de transformação de dados brutos de um sistema em informações úteis para o negócio, contribuindo para o processo de tomada de decisão.
Por meio desses dados, é possível ter acesso às preferências dos clientes, históricos de compra e, assim, antecipar soluções, prever e planejar ações para oferecer o melhor produto ou serviço ao consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas.
2. Cloud Computing
O armazenamento de dados sempre foi um problema, principalmente para grandes corporações. A utilização de servidores exigia um grande espaço físico disponível, além de mão de obra para operação e manutenção. O Cloud Computing permite que dados sejam armazenados em nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento, mantendo-se estáveis e seguros para os usuários.
O Cloud Computing é uma forma rápida, simples, barata e segura de armazenar qualquer informação. Quer um exemplo? Com o armazenamento de dados em nuvem, você pode ir para uma reunião levando apenas o seu tablet, ou celular, e poderá acessar os documentos necessários à discussão sem precisar de nenhum pen-drive ou qualquer outra mídia.
Para quem trabalha com fotos, ou qualquer tipo de imagem, o Cloud Computing permite que esses arquivos estejam sempre disponíveis e prontos para serem exibidos. Além disso, você pode proteger seus arquivos com senhas e conceder permissões apenas a quem você deseja que tenha acesso.
3. Big Data
Big Data é o armazenamento e seleção do maior número de dados possível sobre as pessoas, o que torna a abordagem aos clientes mais eficaz.
Ferramentas como o CRM, que realiza a seleção de perfis adequados para cada produto, já se utilizam dos dados armazenados pelas empresas a cada contato com seus compradores e potenciais compradores.
E aí, você já conhece alguma dessas tendências de mercado? Pois saiba que, se você está por fora, é hora de se aprofundar mais neste conteúdo. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!