explicação sobre marketing de relacionamento

Você sabe o que é marketing de relacionamento?

Na busca constante pelo aumento de vendas e melhores resultados de marketing, muitas empresas passaram a adotar o marketing de relacionamento como uma ferramenta para trabalhar a retenção de sua carteira de clientes e levá-los a consumir de forma recorrente seus produtos ou serviços.

Essa é a essência do marketing de relacionamento: estabelecer uma conexão com seus clientes de tal modo que se tornem fãs de sua marca e passem a divulgá-la de maneira voluntária. Vamos entender melhor como todo esse processo funciona?

O que é o marketing de relacionamento?

Como já dissemos, o marketing de relacionamento é uma ferramenta de marketing que possui o objetivo de fidelizar seus clientes à sua marca, tornando-os verdadeiros fãs e, consequentemente, gerando vendas recorrentes de seus produtos ou serviços. Esse processo parece ser muito simples, mas não é.

O marketing de relacionamento é composto de vários processos que atuam de forma conjunta, iniciando-se no primeiro contato de um cliente com a empresa até o pós-venda. Neste “meio tempo”, é fundamental que a empresa consiga estabelecer um relacionamento de forma pouco invasiva, respeitando o cliente sem nunca o esquecer.

Como implantar o marketing de relacionamento?

A implantação do marketing de relacionamento começa muito antes de se pensar em entrar em contato com qualquer cliente. A cultura de relacionamento deve estar intrínseca em sua equipe de vendas. Atender bem não é estratégia, é obrigação para qualquer empresa que busca trabalhar o relacionamento com seus clientes de forma mais próxima.

Após esta cultura ser internalizada por sua equipe, chega a hora da verdade. A partir deste ponto é que você começará a realizar interações de forma mais personalizada com seus clientes, prestando um atendimento mais humano e mais próximo.

Para auxiliar nesta etapa, sua empresa pode investir em mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc.), em marketing de conteúdo ou nos dois juntos. É fundamental, também, que sua empresa possua um bom sistema de gestão de relacionamento com clientes, pois é por meio dele que será possível analisar qual o perfil exato de seus clientes, quanto cada um gasta em seus produtos (ticket médio) e quais são aqueles que merecem mais atenção.

A criação de um plano de fidelidade, como as milhas aéreas acumuladas ao se comprar com cartão de crédito, por exemplo, é essencial e muito válida. Ao se optar pela implantação dessa estratégia de relacionamento com clientes, tenha cuidado para que este plano de fidelização não traga prejuízos à sua empresa.

Por que o marketing de relacionamento é importante?

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida. Com certeza você já ouviu a afirmação de que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, certo? Pois é, essa diferença entre eles é de 50% a 60% mais barato.

Outro ponto importante é você analisar sua fonte de arrecadação. Se 80% de seu faturamento está na mão de 20% de seus clientes, você não ia gostar que eles fossem embora, pois se eles saírem, você terá grandes problemas financeiros.

Quando devo investir no marketing de relacionamento?

Quanto antes você começar a investir, mais cedo você poderá colher os frutos desses relacionamentos. O ideal é que você já comece a executar esta estratégia desde o início de suas atividades, mas nunca é tarde para começar, ou seja, não importa quantos anos você tenha de mercado, essa é uma estratégia que beneficia a todos os tipos de empresa e a todos os setores.

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