Como funciona a logística expressa?

A logística expressa é uma forma de entrega mais rápida que é oferecida por um comércio eletrônico. Nessa forma de envio, um produto pode ser entregue no mesmo dia solicitado, depois da confirmação do seu pagamento. Algumas cidades pequenas são atendidas em um prazo médio de 48 a 96 horas, mas dependendo da cidade pode ter prazos menores.

Quando sua compra é confirmada, o pedido feito é prioridade. Ele é separado no estoque, embalado e enviado o mais rápido possível. Para assim ser direcionada a uma transportadora, com especialidade em entregas expressas. Esse tipo de serviço normalmente estar disponível durante os dias úteis. Suas entregas podem depender da distância entre o centro de distribuição e o local destinado. 

Essa prática de entrega de mercadorias, tem o poder de encantar e fidelizar clientes, quando bem administrada. Sua agilidade de entrega e rastreio da carga, costuma ser valorizado por quem usa esse sistema, durante as etapas do transporte. Assim, o cliente retorna a fazer compras em um mesmo e-commerce com a certeza e segurança que o seu pedido será recebido dentro do prazo estipulado. 

Como escolher uma empresa para esse serviço?

É importante considerar a contratação da transportadora certa para o trabalho, caso deseje oferecer um bom serviço de entregas expressa na sua loja virtual. Donos de e-commerce na busca pela transportadora ideal, analisam alguns aspectos, como: calculo do frete, cobrança de taxas extras, abrangência de regiões de atuação ou até mesmo restrições de envio. Isso é analisado, pois é feito de maneiras diferentes em cada empresa. Portanto, sua pesquisa não analisa somente os preços da transportadora, ferramenta ou sistema.

Entretanto, você também pode buscar informações e referências com outros e-commerce. Assim, podendo analisar criteriosamente preços, condições de frota e verificar se a transportadora que você escolheu tem certificação que a qualifique para o serviço em questão.

É necessário ter muito cuidado na escolha da transportadora, pois ela que faz a ligação entre seu negócio e o usuário final, quando o seu produto comprado é entregue.  Mas, se o serviço de frete oferecido não for satisfatório para seus clientes, pode ser prejudicial para a empresa, mesmo que o produto seja de excelente qualidade.

Quais cuidados meu e-commerce precisa ter ?

A logística expressa é um serviço que só irá funcionar se o seu e-commerce tiver capacidade para otimizar os processos internos e administrar o estoque de forma apropriada. Assim, existindo uma garantia que a operação será um sucesso.  A separação de produtos, embalagem de mercadoria e a entrega ao cliente pela transportadora são estágios que necessitam de um bom planejamento e coordenação. 

Portanto, a transportadora escolhida para o frete deverá contar com profissionais de confiança e que estejam determinados a entregar o produto ao cliente dentro do prazo estipulado. Um outro cuidado que sua empresa deve ter é com a questão de aprovação do pagamento. É importante deixar claro no site para seus usuários o tempo de processamento de compra e que os mesmo tenham a certeza que as informações para entrega esteja correta.

A logística expressa pode ser bastante atrativa, pois o cliente conseguiria adquirir um produto em tempo mais ágil do que o habitual. Mas, esse mesmo compromisso pode ser perigoso para um e-commerce, pois a não execução do prazo pode provocar reclamações, qual poderá impactar na reputação e imagem da empresa.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.

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