Por que o uso do lead time é importante para uma empresa?

Você sabia que o lead time faz parte da logística e hoje é algo que diversas empresas procuram? Bem, como essas empresas começaram a otimizar seus processos, o uso de ferramentas que podem melhorar o tempo de compra e entrega passaram a ser vistas. Ou seja, essas empresas passaram a medir o tempo gasto em toda a cadeia logística até que os produtos finais sejam entregues para seus clientes. 

Para quem não conhece ainda e não sabe o quanto ele é importante para seu negócio, o lead time vem da Engenharia da Produção. Entretanto, hoje ele é mais complexo e engloba mais que compras e entregas. O intuito dessa ferramenta é ter mais precisão no cálculo dos processos de entregas, pois assim, ele garante maior domínio sobre esses processos. Além de indicadores mais corretos sobre o estoque e compras.

Pensando em melhoria de processos a GeoSales, preparou algumas dicas e informações para você entender melhor sobre o que o lead time indica e porque você deve se atentar para esse indicador. 

O que é o lead time de compras?

O lead time de compras é baseado no indicador Manufacturing Critical-path Time ou MCT (português: caminho crítico da manufatura). Que é uma unidade de medida que avalia o tempo gasto pelo sistema produtivo. Esse tempo vai do pedido até a transformação da matéria-prima. Ou seja, o MCT é a quantidade de dias que é calculado desde a ordem de serviço criada até sua entrega. 

Portanto, o MCT também faz parte e está relacionado diretamente à logística, pois ele indica o tempo de abastecimento do estoque. E por isso ele engloba todos os aspectos, características e pontos de relacionamento com fornecedores, assim como também o abastecimento da empresa, envolvendo:

  • Matérias-primas;
  • Resposta do fornecedor;
  • Produtos semiacabados e acabados;
  • Linha de montagens; 
  • Componentes de produção sobressalentes;
  • Inventários;
  • Armazéns;
  • Transportes.

Mas, cada etapa percorrida desde o recebimento de pedido até sua entrega agrega tempo. Além disso, o lead time também permite que os gestores diminuam os furos e implementem iniciativas capazes de reduzir as esperas. 

Benefícios de fazer o controle com o lead time

É por meio do lead time (tempo total do ciclo de pedido e produto) que uma empresa toma determinadas decisões sobre investir em produtividade. Ou seja, é a partir dessas decisões que essas empresas investem na redução de custos e melhoram o atendimento ao cliente. Além disso, o lead time traz outros benefícios, como:

  • A melhoria do planejamento de matéria-prima;
  • Melhoria da comunicação interna e externa;
  • Maximização das buscas e seleção de fornecedores;
  • E também melhora a agilidade nos processos de compras.

Entretanto, é importante também ressaltar que o lead time permite que as empresas criem suas estimativas reais acerca dos intervalos de cada trabalho desenvolvido. Portanto, de uma maneira geral o lead time contribui no planejamento e execução das atividades relacionadas ao ciclo de vida de cada pedido e produto. Além disso, ele também contribui com as etapas externas, como, o alinhamento da produção e nível de serviço das transportadoras.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales




Gostou do nosso artigo? Inscreva-se no blog GeoSales para não perder as novidades.