Como a roteirização logística pode ajudar sua empresa?

otimização processo empresa roteirização logística

No atual cenário de elevada competitividade, em que as empresas precisam trabalhar com estoque zero e no sistema just-in-time, as operações logísticas são fundamentais para a eficiência de qualquer negócio. Todos os gerentes e diretores logísticos buscam a melhoria do serviço de entregas e principalmente a redução de custos, visando ganhar uma vantagem competitiva diante da concorrência. Dentre os processos modernos que propõem melhorias e a redução de gastos, podemos apontar a roteirização logística, que possibilita diversos ganhos para a empresa.

A cada dia mais os clientes procuram empresas que ofereçam os melhores serviços, mas sem cobrar elevados valores por isso. Essa exigência tem levado os fornecedores e prestadores de serviços logísticos a se adequarem ao novo mercado, buscando agilidade nas entregas, pontualidade e principalmente o baixo custo.

Para ajudar você a ganhar destaque no mercado, conheça mais sobre essa técnica que permite reduzir custos e aperfeiçoar os serviços de entrega.

O que é a roteirização logistica?

Nada mais é do que uma técnica que busca a definição prévia do itinerário e do roteiro a ser seguido nos processos de entrega ou frete. Portanto a roteirização utiliza dados matemáticos e estatísticos de forma a montar as melhores rotas a serem seguidas sempre.

Em termos práticos, podemos dizer que a roteirização logística busca otimizar as entregas. Ela leva em consideração o número de veículos disponíveis, a quantidade de pedidos, os locais e o custo. A técnica busca o aumento da performance da empresa e, principalmente, a redução dos custos operacionais.

Quais as vantagens da roteirização logística?

A definição de rotas mais eficientes e que atendam a todas as necessidades da empresa (e dos clientes) resulta em diversos ganhos e vantagens. Dentre eles, podemos citar:

Redução no tempo das entregas

Como as rotas são previamente estipuladas de acordo com cada uma das entregas e a demanda dos clientes, consegue-se reduzir significativamente o tempo gasto para realizá-las. Além da agilidade, consegue-se também prever com exatidão o horário em que cada uma será realizada, garantindo a pontualidade e resultando na satisfação total do cliente.

Redução das distâncias percorridas

O itinerário seguido por cada um dos veículos tem grande relação com a distância percorrida. Assim com a otimização das rotas, tem-se uma redução significativa na quilometragem rodada pelo veículo ao término das entregas, o que aumenta a sua vida útil.

Economia de combustível

Os gastos com combustíveis são um dos mais impactantes quando estamos falando de operações logísticas. O raciocínio é muito simples: quanto menor for a distância percorrida por cada veículo, menor será o seu consumo de combustível. Com isso, tem-se uma economia significativa, diminuindo consideravelmente os gastos operacionais.Diminuindo o custo de cada entrega é possível reduzir o valor cobrado e, com isso, captar novos clientes.

Melhor uso da frota

Ao definir-se cada uma das entregas que será realizada e seus respectivos destinos, é possível escolher facilmente qual o tipo de veículo deve ser utilizado. Dessa forma, é possível fazer um melhor uso da frota da empresa, podendo selecionar os melhores e mais econômicos modelos de veículos para cada demanda.

Redução de custos

Otimizando as rotas e fazendo com que os veículos rodem menores distâncias e trafeguem em estradas e ruas em melhores condições, consegue-se reduzir o desgaste das máquinas e, com isso, diminuir os gastos com manutenção e trocas. Lembre-se: quanto menos se gastar com as entregas, menor será o preço cobrado, proporcionando a empresa ganhar maior espaço no mercado.

Atualmente, já existem no mercado diversas ferramentas e softwares que possibilitam a empresa traçar a melhor rota. O usuário pode selecionar se prefere o caminho mais curto ou a rota mais rápida que atenda a todos os clientes. Esse recurso pode resultar em grandes economias no fim do mês e a garantia da pontualidade em todas as entregas.

Entendeu como funciona a roteirização logística? Percebeu como essa técnica permite diversos ganhos e benefícios para a empresa? Caso você já utilize a roteirização e tenha notado outros benefícios, não deixe de comentar e compartilhar conosco!