gestão de vendas indicadores de vendas

5 indicadores de vendas que você precisa conhecer

Encontrar formas de aumentar o número de vendas é uma dúvida de muitos gestores. No entanto, antes de pensar em mudanças drásticas em sua empresa a fim de conseguir uma maior receita, você pode aplicar alguns indicadores de vendas que vão gerar uma grande otimização em seus processos.

Para ajudar na sua gestão de vendas, listamos 5 desses KPIs (Key Performance Indicators) que podem ser facilmente observados em seu negócio. Confira:

1. Número de clientes

Esse é o KPI mais simples de ser observado em vendas, porém, diz muito sobre a performance de um negócio. Afinal, os consumidores são a única fonte de dinheiro em um comércio e quanto maior seu número de clientes, maior será a chance de você gerar lucro.

No entanto, essa mensurável deve ser analisada em duas frentes: clientes novos e antigos. Entender qual porcentagem de vendas vem de cada um desses tipos é essencial para entender como vai a saúde do seu comércio — que precisa de ambos.

Manter clientes antigos é importante para aumentar seus lucros, uma vez que, conhecendo seu produto eles têm uma chance maior de ampliar o volume de compras. Do mesmo modo, observar o número de novos clientes é imprescindível para analisar a eficiência das estratégias de marketing realizadas e garantir a ampliação de mercado.

2. Vendas por produto

Quais produtos vendem e quais não? Avaliar quais itens do seu portfólio têm mais saída é importante para saber o que promover. Em geral, a divulgação deve ser maior para produtos que já têm um maior volume de vendas.

Além disso, é fundamental analisar o histórico desse KPI. Uma tendência de queda de vendas em um produto pode indicar que uma mudança de preço ou atualização é necessária. Ao mesmo tempo, perceber um aumento constante de vendas vai ajudá-lo a preparar um estoque suficiente para atender a uma demanda crescente.

3. Ticket médio

O ticket médio é o valor total de vendas dividido pelo número de transações feitas em um período. É um KPI importante e fácil de ser calculado, mas que, muitas vezes, é ignorado por muitos negócios.

Saber qual é esse número na sua empresa vai ajudar a criar estratégias para aumentar o valor médio de suas vendas, seja por meio de incentivos a consumidores que gastam mais ou por meio de vendas cruzadas — os famosos “acréscimos” utilizados em redes de fast-food.

4. Margem bruta

Esse indicador de venda mede a rentabilidade do seu negócio. Simplesmente, é o lucro gerado por cada venda, ou seja, o valor de venda de um produto menos o valor de manutenção dele.

Observar esse KPI vai ajudar você a identificar quais produtos têm uma margem bruta maior que outros e, a partir disso, pensar em estratégias de precificação e promoção de cada um.

5. Vendas por período

Entender como o fluxo de vendas muda de acordo com o tempo também é um indicador importante. O período observado pode ser destrinchado em diferentes intervalos para facilitar o acompanhamento, seja por semanas, meses ou trimestres.

Dessa forma, você pode saber quão bem vai a sua performance, com base em um histórico. Do mesmo modo, é possível prever e adequar seu atendimento a períodos em que você precise de mais ou menos colaboradores trabalhando no seu comércio.

Essas dicas te ajudaram? Comente como você pretende utilizar esses indicadores de vendas no seu comércio!

Esse artigo foi útil?
[Total: 2 Average: 3]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário