Não é novidade que reter clientes é um processo fundamental no mercado, afinal são eles os responsáveis por manter a empresa ativa. Entretanto, nem todos os gestores e gerentes sabem quais as estratégias mais efetivas para obter êxito nessa tarefa, visto que cada um possui particularidades e identifica-se de forma diferente com os impulsos e táticas estipuladas.
Contudo, existem certas ações que geram resultados positivos em grande parte do público-alvo e, que colocadas em práticas, facilitam o processo de retenção e, consequentemente, fidelizam o cliente. Conheça, então, algumas dicas e garanta um resultado satisfatório:
1. Crie programas de fidelidade
Pode apostar: os clientes adoram ações especiais, que apresentam propostas diferenciadas, motivadas pela história que eles criaram com a empresa no decorrer do tempo. É nesse cenário que os programas de pontos e fidelidade fazem sucesso.
Tal alternativa proporciona ao público um sentimento de exclusividade, fazendo com que ele reforce os laços com o empreendimento e, assim, não abra mão de negociar com a empresa.
Adotar carteirinhas singulares, concedidas aos famosos clientes VIPs, é recomendado nesse caso, concedendo, por exemplo, descontos graduais.
2. Aposte em uma ouvidoria para reter clientes
Não é raro o caso de empresas que simplesmente ignoram as reclamações dos clientes depois de ter efetuado a venda, sendo essa a pior opção possível, afinal um cliente insatisfeito não só vai abandonar o empreendimento, como também vai divulgar negativamente o nome do estabelecimento no mercado. Para evitar essa situação, o ideal é investir em uma ouvidoria e também em processos de pós-venda.
Saiba, portanto, o que o público pensa a respeito dos serviços, produtos e atendimentos fornecidos pela empresa para criar soluções eficazes.
3. Entenda as necessidades do cliente
Saber, de fato, quais são as reais necessidades do cliente é um dos principais aspectos para conseguir cativá-lo. Não basta, por exemplo, oferecer excelência no atendimento e ter uma logística impecável, mas esquecer-se de investir na qualidade do produto, que não vai atender as exigências da cliente.
Busque estudar o mercado e, claro, entender melhor as expectativas do seu público, mostrando como o produto agregará valor, especificando quais são os benefícios em adquirir determinado item. Assim, pense que a equipe de vendas deve não só comercializar um item, mas oferecer uma experiência única para o cliente.
4. Faça surpresas
Já imaginou receber inesperadamente uma mensagem ou ligação informando que ganhou um mimo de uma empresa? Tal atitude mostra que o estabelecimento se importa com você e faz questão de manter um laço harmonioso, o que garante uns pontinhos extras.
Que tal, então, começar a elaborar procedimentos parecidos, fornecendo presentes aos clientes, mesmo que simbólicos? Vale desde uma cortesia até mesmo um e-mail de feliz aniversário. O importante é surpreendê-los.
Acima de tudo, lembre-se de que o cliente é o mais importante dentro de qualquer organização, independentemente do segmento, sendo o lucro apenas uma consequência ― já que clientes satisfeitos rendem melhores resultados para empresa. Por isso, não poupe esforços para reter clientes.
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