As 5 melhores formas para uma comunicação online eficiente

como melhorar sua comunicação online

A internet modificou (e muito) as formas como as empresas podem se relacionar com os seus diversos públicos. Agora, mais do que nunca, o receptor das mensagens que a empresa emite é ativo e pode dar feedbacks instantâneos para aquilo que está sendo dito. Dentro dessa nova realidade, ter uma comunicação online eficiente se tornou algo essencial para a sobrevivência das organizações.

Pensando em ajudá-lo a melhorar o seu relacionamento, elencamos algumas ferramentas da comunicação digital. Vamos explicar brevemente o seu funcionamento e as ações que podem ser realizadas em cada uma delas. Confira!

1 – Skype

O Skype é uma excelente ferramenta e pode muito bem substituir ligações telefônicas a longa distância, que geralmente têm um custo bastante elevado, e até mesmo reuniões presenciais, que podem ser substituídas por videoconferências.

O mensageiro é um dos mais utilizados nas empresas e costuma ser utilizado tanto para a comunicação interna, entre funcionários e setores, como para conversar com fornecedores e clientes. O melhor de tudo é que o programa é gratuito e pode ser baixado e instalado facilmente em qualquer computador ou dispositivo móvel.

2 – Youtube

Você já ouviu falar na febre dos youtubers? Tratam-se das pessoas que criam vídeos em seus canais no Youtube, reunindo seguidores e ganhando dinheiro com isso. Para a sua empresa, alianças com youtubers populares pode ser uma boa ideia para uma estratégia de marketing, por exemplo.

Além disso, a sua companhia pode ter o seu próprio canal no Youtube. Produzindo vídeos que mostrem para as pessoas curiosidades e processos internos, exemplos de utilização de produtos, etc. O formato de webinar, por exemplo, tem se tornado uma tendência para geração de leads nas empresas.

3 – E-mail

Quando falamos em comunicação online, o e-mail é a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas. E, realmente, é uma ferramenta extremamente importante, pois enviar e-mails é algo que já está presente no cotidiano corporativo há bastante tempo.

Para a comunicação via e-mail ser mais eficiente e elevar a performance de suas equipes de venda são necessários alguns cuidados, como evitar passar emoções negativas no texto, verificar erros de ortografia e gramática, não escrever em caixa-alta, etc.

4 – Twitter

O Twitter é uma das mídias sociais mais populares da atualidade e pode ser utilizada, principalmente, para divulgar informações breves, uma vez que possui limite de caracteres nas publicações.

No entanto, o Twitter é usado pelas empresas, em geral, como uma espécie de SAC virtual, pois as pessoas têm o hábito de utilizar essa rede para enviar mensagens, reclamações, sugestões, etc. Nesse caso, é muito importante ter um profissional sempre à disposição para responder tais interações.

5 – Facebook

O Facebook é a mídia social mais utilizada no Brasil, isso é o que mostra uma pesquisa realizada recentemente pela Secom. Desse modo, utilizar essa rede para se comunicar com os clientes pode ser uma boa opção para o seu negócio.

Uma das vantagens que o Facebook tem para a comunicação empresarial, é o fato de você poder segmentar anúncios, fazendo com que a audiência das suas publicações, seja de fato quem se interessa pelos produtos ou serviços da sua empresa.

6 – Outras formas de comunicação online

Assim como o Twitter e o Facebook, outras mídias sociais — como o Instagram, o Snapchat, o Pinterest, o Linkedin — também podem ser utilizadas para aprimorar a comunicação digital e conquistar novos clientes.

Para isso, é necessário que seja feito um estudo detalhado sobre o tipo de conteúdo que o seu público procura em cada uma dessas mídias. O Instagram e o Snapchat são mais usados pelos jovens, enquanto o Linkedin, por empresários, a título de exemplo.

Viu como ter uma comunicação online eficiente não é tão difícil assim? E como estamos falando em internet e comunicação digital, aproveite para compartilhar esse artigo nos seus perfis das redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a esse conteúdo! Continue atento ao nosso blog, pois em breve traremos novas dicas para você.