Conheça seu time de vendas para lidar melhor com ele

Sun Tzu já dizia que, para triunfar em batalha, é preciso conhecer tanto o inimigo quanto si mesmo. Saber a importância de conhecer seu time de vendas vai fazer com que você seja capaz de usar a força deles. Tornando-se decisiva para o sucesso.

Gestores que conhecem bem as capacidades dos seus vendedores, e que também veem com clareza as necessidades de cada cliente, sabem como direcionar a pessoa certa para o trabalho certo. Além disso, conseguem evitar atritos dentro do time e conflitos que podem desgastar as relações de trabalho com a empresa.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância de conhecer seu time de vendas e como extrair os melhores resultados disso. Acompanhe!

A importância de escolher bem a sua equipe

O primeiro passo para conhecer um colaborador é durante a fase de recrutamento. É muito importante que o gestor dedique tempo com a avaliação de cada perfil que pode ser selecionado.

A melhor contratação é aquela que vai trazer as competências necessárias para completar o time atual e que tenha uma conduta que se adeque ao restante da equipe, fazendo com que ela consiga vender mais.

Não adianta trazer um colaborador que tenha um histórico matador em vendas se sua personalidade ultracompetitiva for causar um transtorno destrutivo para a equipe e a empresa.

E para escolher o melhor reforço para a equipe, o gestor precisa conhecer bem o time atual. Algumas vezes, um novo vendedor pode chegar para cobrir os buracos deixados por outro profissional, que tem excelentes qualidades, mas também tem falhas que poderiam comprometer o negócio.

Ou, talvez, um veterano em vendas possa trazer sua experiência como um catalisador da performance de um time talentoso, mas imaturo. Contratar bem não significa chamar apenas o melhor, significa chamar o melhor para a situação atual da empresa.

A importância de conhecer seu time de vendas

Quando um gestor conhece seus vendedores, ele é capaz de potencializar as aptidões de cada membro do seu time. Assim direcionando-os para o que fazem de melhor e recompensando-os da melhor maneira possível.

Em vendas, a personalidade e o tipo de persuasão de cada profissional pode variar muito. Muitas vezes, alguns vendedores se encaixam muito bem com um produto e público específico, mas se atrapalham com a mudança em uma dessas variáveis.

Existem perfis que são capazes de vender bastante; mas, ao mesmo tempo, é sempre bom ter em um time de vendas um profissional que talvez não seja tão produtivo assim. Porém que seja capaz de vender para clientes que os outros não conseguem atingir.

Se o gestor conhece bem seu time, sabe quem é melhor em cada aptidão e, assim, pode formar a melhor equipe. Claro, para isso, é importante que esse gestor seja também um especialista na área de atuação do negócio. Só assim ele será capaz de indicar a pessoa certa para a tarefa certa.

E é essa a importância de conhecer seu time de vendas. O gestor depende desse conhecimento para ser capaz de direcionar quem deve assumir cada responsabilidade, escolher os melhores talentos para formar um time coeso e unido e garantir que essa equipe venda muito como um time, respeitando os valores e a cultura da empresa.

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