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Gestão de clientes: 5 erros comuns para não cometer!

O atual momento econômico tem feito com que o número de clientes das empresas e a demanda por produtos e serviços oscilem bastante. Por isso, é muito importante que os gerentes e gestores saibam lidar corretamente com os consumidores para garantir que eles realizem novas compras e até mesmo tornem-se clientes fiéis.

O relacionamento entre empresa e cliente é totalmente diferente de uma relação entre amigos. Os consumidores devem sempre ser tratados com bastante atenção e as empresas devem buscar em todo momento suprir cada uma de suas necessidades.

Para ajudar sua empresa a realizar a gestão de clientes corretamente e garantir melhores vendas e bons resultados, separamos neste post 5 erros comuns que não devem ser cometidos pelo seu negócio. Confira!

1. Não conhecer o cliente e suas necessidades

Um dos maiores erros que qualquer empresa pode cometer na gestão de clientes é não conhecer quem são seus consumidores e quais sãos seus desejos e necessidades. Por isso, é fundamental que os gerentes realizem pesquisas de mercado e peçam feedback para o cliente.

Ao conhecer o público-alvo, é possível oferecer a eles o que exatamente procuram e desejam, tornando as vendas mais precisas e eficientes.

2. Incomodar o cliente

Muitas empresas cometem o erro incomodar em vez de se relacionar com os clientes. Isso pode afastar as pessoas do negócio e prejudicar bastante as vendas. Os gerentes devem sempre direcionar a equipe para não insistir com os clientes nos casos em que estes demonstrarem que não querem ser incomodados.

Toda pessoa gosta de ter um tempo antes de tomar decisões, então é imprescindível respeitar e saber lidar com isso. É aconselhado que os gestores orientem o time a se relacionar com os clientes, fazendo com que eles se sintam à vontade. Assim, as vendas ocorrerão de forma natural.

3. Fazer o cliente esperar

A grande verdade é que ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido ou para receber alguma resposta, não é verdade? Então, jamais cometa o erro de deixar um cliente esperando muito tempo. É fundamental buscar sempre atendê-lo com prontidão e oferecer a ele tudo o que deseja.

4. Vender uma única vez

É muito comum encontrar vendedores ou equipes que pensam somente na venda única, ou em uma promoção ou liquidação. Fazer o cliente realizar a primeira compra é o mais difícil, afinal, depois que ele já conhece os serviços e produtos, as próximas vendas são mais simples e fáceis.

Portanto, pensar na venda como única é um erro que pode fazer com que a empresa perca muitas vendas futuras. Por isso, os gerentes e líderes devem sempre orientar o time a manter um contato com o cliente de forma a direcioná-lo para negócios futuros e desenvolverem um pós-venda eficiente e de qualidade.

5. Não educar os clientes

A maioria das pessoas procura informações online constantemente. Deixar de utilizar isso a seu favor é, sem dúvidas, um dos maiores erros a serem cometidos. Portanto, crie conteúdos educativos, envie e-mails informativos, utilize redes sociais e crie um blog para apresentar aos clientes conteúdos relevantes. Essa é uma ótima forma de reter o cliente faz com que ele mantenha o contato com a empresa, induzindo-o a fazer novos negócios ou comprar novamente.

E então, aprendeu quais são os maiores erros de gestão de cliente? Agora você já sabe como evitá-los e garantir que todas as pessoas sejam devidamente tratadas na sua empresa. Não deixe de seguir a SoftSite nas redes sociais e ficar por dentro das melhores dicas para o seu negócio ― estamos no Facebook e Twitter!

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