Logística

Logística Flexível: O que é e quais benefícios traz para minha empresa?

A logística é uma área vasta que sempre tem algo novo para nos surpreender. Principalmente nos tempos atuais que o mundo empresarial está em constante evolução. Ela é uma área formada por diversos processos e etapas. E é aí que a logística flexível entra, pois ela contribui com o crescimento da empresa à mantendo competitiva.

Essa nova logística apareceu por conta dos processos mais rígidos. E quanto mais complicado, mais difícil seria a implantação de mudanças no setor. Porém, seus processos versáteis podem colaborar com uma gestão mais eficiente, moderna e rápida. Mas, é necessário que sua empresa se ajuste às transformações de consumo das pessoas, buscando novas soluções como essa para que assim consiga crescer ainda mais o seu negócio. 

Além disso, ela é relacionada à gestão da cadeia de suprimentos. Portanto, todos os processos da sua empresa devem ser flexíveis para que o seu negócio funcione de maneira correta com o uso da ferramenta.

Por que a flexibilidade é importante?

A flexibilidade na logística é importante, pois os métodos tradicionais dificilmente conseguem acompanhar o mercado e suas inovações. Portanto, aumentar o faturamento, melhorar o prazo de entrega e também o atendimento ao cliente, tornou-se algo mais desafiador.

E ter uma flexibilidade na logística é necessário para aperfeiçoar o seu negócio, assim o tornando mais competitivo e atual. Além disso, esse tipo de logística permite que sua empresa tenha melhores canais de distribuição. Ou seja, ela proporcionará um serviço eficaz e com um custo operacional reduzido, elevando o potencial da sua empresa.

Porém, ela faz parte da oferta de valor e traz benefícios, como:

  • A agilidade nas respostas;
  • Melhora a produtividade;
  • Reduz os erros e desperdícios de materiais;
  • Aumenta a confiabilidade do cliente com a empresa.

Mas, apesar dos benefícios que essa ela traz o desafio pode ser outro, na implementação dela dentro da sua empresa. Além disso, você deverá ter alguém que saiba como aproveitar bem o sistema, assim como, processos, técnicas e métricas.

Logística flexível: Respostas rápidas e exemplos

A resposta rápida é um conceito conveniente à essa logística e trata-se de aproveitar suas vantagens. Entretanto, é necessário que a empresa veja um sistema que possa contribuir com as respostas rápidas da ferramenta. Ou seja, eles devem desenvolver o princípio Just In Time (JIT) na empresa. Qual tem como objetivo não deixar que nenhuma atividade prossiga dentro do sistema antes de saber se é realmente necessária.

Ou seja, é a partir do JIT que é desenvolvido uma produção flexível e com estratégia para melhorar os processos dentro da sua empresa. E com as estratégias do JIT também é possível melhorar o atendimento e gerar mais valor à marca. Além disso, sua entrega passa ser mais rápida, exata e com um custo mínimo para seu bolso e de seus clientes. 

Essa tática pode ser usada em algumas etapas da logística como; o mix de produtos. Por exemplo, a flexibilidade de mix que trata-se da personalização de produtos, entregando ao cliente uma variedade de opções para que ele possa escolher. Já a de volume trata-se da prática de modificar os níveis de produção e a de estratégia, fica de olho nos concorrentes e suas parcerias.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales



Gostou do nosso artigo? Inscreva-se no blog GeoSales para não perder as novidades.

Esse artigo foi útil?
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário