A-commerce: O que é e quais vantagens traz como uma nova tendência de mercado?

Você sabe qual o impacto a automação dos processos vem trazendo? Bem, o a-commerce nada mais é que a junção da automação do comércio com inteligência artificial (IA). O IA é usado em diversas automações, seja de vendas ou atendimento. Porém, muitos varejistas passaram a investir nessa tendência de mercado para automatizar suas operações.

Além disso, o principal foco dessa tecnologia é resolver trabalhos processuais, repetitivos e demais operações.  Depois do E-commerce e M-commerce, o A-commerce apareceu como uma nova opção de comércio. Entretanto, existem diversos sistemas como ERP, CRM ou plataformas de análises de dados que podem agilizar os processos também. 

Mas, isso não significa que todos os processos de vendas são impessoais. O a-commerce começou a ser uma opção usada por muitos, pois as vendas funcionam sem necessidade de um vendedor. 

Quer saber mais sobre a-commerce? Continue lendo esse artigo!

Como funciona o a-commerce?

Como explicado antes, o a-commerce usa IA e ele apresenta assistentes pessoais que assumem a responsabilidade de alguns processos. Mas, essa automação tem como objetivo mostrar aos empreendedores novas maneiras de crescer o seu negócio.

Ou seja, ele automatiza os processos comerciais como; vendas, coordena o serviço de entrega, guia negociações etc. Além disso, é uma ferramenta muito utilizada no varejo e que vem crescendo cada vez mais. 

Um exemplo desse formato é a Amazon Go onde o cliente entra com QRcode, pega o que precisa e sai, sem a necessidade de passar no caixa. Mas você deve está se perguntando, essa ferramenta pode avaliar e descobrir quais são as preferências de compras do meu cliente? E a resposta para essa pergunta é “sim”. Principalmente quando as pessoal passam a buscar novas ferramentas que melhorem o seu atendimento.

Modelos de a-commerce no mercado digital 

Muitos consumidores passaram a ter interesses em compras online e por aplicativos. E como ocorreram mudanças nos últimos anos, a ferramenta tornou-se uma necessidade para os empreendedores. Pois, a automação dos processos colabora com as vendas online. Ou seja, essa tecnologia é importante para que seus clientes possam passar por todos os estágios do funil de vendas. 

Além disso, a compra pode mudar de forma e se tornar mais direcionada. Assim, tornando melhor a experiência do cliente e sua jornada de compras. Mas, isso só ocorre por conta do uso de IA nos aplicativos.

Motorista pessoal

Você já deve ter escutado ou usado os aplicativos como Uber, 99 ou até mesmo o inDriver, não é mesmo? Bem, esses aplicativos são conhecidos há um tempo e o custo das corridas são menor e a experiência do cliente é melhor. Pois, os serviços prestados costumam oferecer mais benefícios para os clientes e motoristas. Além disso, esses aplicativos fazem parte da nova era de automação, ou seja, eles são plataformas de a-commerce.

Fintechs

Nos últimos anos o brasileiro passaram a se preocupar com seus gastos e finanças pessoais, daí surgiu as fintechs. Essas empresas são da área econômica e suas estratégias vieram para melhorar a experiência do cliente em relação aos serviços bancários. Um exemplo de fintech de sucesso, é o banco Nubank que oferece uma experiência boa, facilidade na solução de problemas, cartão de crédito e maior controle de gastos e dinheiro. Essas empresas também são a-commerce e seu foco é a melhor experiência do cliente com o banco.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSaleslisandra.sousa@geosales.com.br



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