Inteligência Artificial no time de vendas: como ela pode contribuir

Inteligência Artificial no time de vendas: como ela pode contribuir

A próxima grande revolução tecnológica está cada vez mais perto à medida que as empresas começam a utilizar inteligência artificial no time de vendas para filtrar leads qualificados.

Além disso, a inteligência artificial (IA) é capaz de “aprender” padrões de fluxos de vendas para hierarquizar ações, otimizando suas interações com clientes e prospects.

Neste post vamos mostrar como a inteligência artificial pode contribuir para melhorar os processos de venda do seu negócio. Boa leitura!

Inteligência artificial libera tempo para a construção do relacionamento com o cliente

Ironicamente, essa é uma boa notícia para equipes que não são formadas por experts em tecnologia. A inteligência artificial, na prática, elimina muitas interações “homem-máquina”: enquanto a IA identifica leads, os vendedores se responsabilizam pelo toque humano.

Se você aplicar a inteligência artificial em todos os setores do seu negócio, ferramentas como a captura automática de dados e a análise preditiva (preditive Analytics) serão a base de uma nova cultura centrada na satisfação dos clientes.

A responsabilidade pelo aprofundamento de boas relações com os clientes transcenderá os times de vendas e marketing. Mas, colaboradores de todos os níveis e funções estarão aptos a captar informações vitais — sejam elas relacionadas a novas oportunidades de negócios ou relacionamentos existentes.

I. contribui para integrar vendas e marketing

Além de contribuir diretamente com sua equipe de vendas, a inteligência artificial também ajuda o departamento de marketing a rastrear interesses de consumidores e transferi-los para o funil de vendas.

Esses indicadores podem fornecer um retrato mais holístico do nível de interesse de um lead e a automação elimina a necessidade de qualificá-los via formulários longos, permitindo que seus colaboradores trabalhem em outras iniciativas de marketing.

Sua equipe de marketing é responsável por coletar os elementos necessários para possibilitar bons resultados para o time de vendedores. Se tais elementos são pobres, o trabalho dos vendedores fica prejudicado.

Provavelmente, você já está monitorando o engajamento de leads com anúncios, e-mails e páginas de sites em seu sistema de automação de marketing.

Esses sinais indicam interesse de compra e podem ser incorporados em seu modelo atual de classificação de leads. Enquanto a atividade de mídias sociais representa outra oportunidade para entender seus leads e personalizar suas mensagens.

Inteligência artificial substitui a intuição como ferramenta de vendas

Obviamente, todo profissional de vendas tem uma ideia, por mais vaga que seja, de quem se interessará por seus produtos. Essa ideia baseia-se, por um lado, em experiência acumulada e, por outro, em algo indefinido e vago, chamado por alguns de “intuição do vendedor”.

Todavia, soluções de IA podem analisar os perfis de seus clientes atuais e derivar um conjunto altamente preciso de targets. A inteligência artificial não se limita a destacar potenciais leads, mas também sugere produtos e soluções relevantes para os clientes potenciais e que atendam às suas necessidades.

Dessa forma, a inteligência artificial no time de vendas pode contribuir para fundamentar decisões críticas, decidir quais prospects alcançar, quais produtos/serviços devem ser oferecidos a cada caso e quais canais de comunicação trarão melhores retornos.

Gostou do nosso artigo? Você já utiliza a inteligência artificial no cotidiano de sua empresa? Deixe um comentário no post e divida conosco sua experiência!