B2B (Business-to-business) é a relação entre empresas. Em outras palavras é um comércio inteligente que aumenta o faturamento reduzindo os custos, aplicando-se em compra e venda entre empresas. Sendo essa vantagem dos compradores e fornecedores envolvidos.
Apesar do B2B ser uma linha que liga empresas através da criação de catálogos, a facilidade para o crescimento em si surge de parcerias. Além disso leva o aumento de vendas com o envolvimento tecnológico.
O que é Marketplace?
O B2B trabalha em parceria com o Marketplace que é uma plataforma online, mediada por uma empresa, onde fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Como resultado um usuário pode comprar vários itens de diferentes lojas e pagar por todo material junto.
O Marketplace tornou-se uma alternativa para pequenas e grandes empresas transacionarem no mundo eletrônico. Ou seja, é algo mais cômodo para quem compra por meios digitais. Além disso, internamente existem vantagens gerenciais ao comprar por meio eletrônico. Por exemplo, procedimentos digitalizado que podem ser realizados por um mesmo setor, seguindo um planejamento de reposição de estoque.
Empresas que trabalham com Marketplace contam com funcionalidades específicas, mas sendo criadas para atender certas necessidades próprias. Assim ambas as partes podem trabalhar em uma estratégia de negociação de preço baixo que não comprometa os parceiros de negócios.
Vantagens de trabalhar com o B2B;
- Leva maior comodidade.
- Melhores gestões interna das compras e vendas.
- Com funcionamento de 24 horas por dia.
- Custos menores.
- Experiência de compras centradas na empresa consumidora.
- Maior previsibilidade de preços e redução de custos para o consumidor.
Soluções e inovações tecnológicas no campo do B2B
No mercado B2B os clientes são o centro da comunicação e do planejamento. Certamente conhecer seu público é um diferencial para fechamento de negócios. Como resultado leva impacto positivo para empresas que não funcionam em horários regulares ou que acumule funções ao longo do dia.
Além disso a compra online se exige menos investimento como de lojas físicas com funcionários e revendedores. Assim diminuindo valores que normalmente é encontrado no mercado tradicional. Portanto a experiência de compra costuma seguir procedimentos do fornecedor, não tendo deslocamento. Você tem acesso a pesquisa com a qualidade do produto e reputação do vendedor.
Estratégias B2B para novos clientes
Prestando atenção ao que o cliente deseja, põe-se de lado as ações menos flexíveis e atrasadas, mas deixando a situação ao seu favor. Assim a empresa terá mais credibilidade com seu público alvo, mantendo e conquistando novos clientes.
A GeoSales trabalha com soluções no B2B, onde oferece melhores oportunidades de negócios como;
- Automação na força de vendas.
- Definir novas metas e ver o que foi alçado.
- Monitoramento de indicadores.
- Visualização e criação de ações.
- Políticas comerciais estabelecidas por você.
- Economia de tempo com regras de negócios concentrado na aplicação móvel de vendas.
Também trabalhando com a força de vendas integrada ao seu ERP (Enterprise Resource Planning).
As estratégias de marketing devem ser aplicadas a todos os consumidores. Portanto, descontos e formas de atendimento consequentemente também são indispensável. Esse processo de venda é possível por conta da segmentação do perfil do consumidor. No B2B é normal que os clientes passem por um período de evolução. Assim quando o relacionamento estiver maduro, essa política costuma passar por adequações e ajustes, mantendo a relação de empresas saudáveis.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales