O que minha empresa deve fazer em tempos de crise?

Em tempos de crise econômica sabemos que devemos manter o foco e fazer o máximo para vender cada vez mais. Porém, para uma empresa se manter estável quando o mercado não está bem, deve se trabalhar com a organização do seu negócio. Muitas empresas brasileiras (grandes, médias e pequenas) já passaram por crises financeiras e infelizmente este problema pode ter acontecido porque não estavam preparados.

É importante que tenha sempre algo em mãos como um plano de negócios onde inclua uma futura crise. Pois, caso não estando preparados infelizmente acabará perdendo pessoas importantes e que fazem o diferencial na sua empresa.  

Quando os gestores reconhecem que a empresa está passando por um momento difícil (crise), eles terão a oportunidade para rever tudo que já foi feito, assim fazendo uma mudança para que tenham novas atitudes referente a vendas e gestão. E para que essas mudanças aconteça é necessário reconhecer os erros e usá-los como aprendizado.

Análise e foco em multivendas

Conheça os problemas da empresa antes de tentar sair do vermelho. Verifique o fluxo de caixa, colete o máximo de informação com a ajuda de um funcionário que seja responsável pelas finanças  e veja em qual momento as coisas começaram a sair do seu controle. Pense em como pode está resolvendo os problemas financeiros, caso não esteja no vermelho, mas quer aumentar os lucros procure maneiras de aumentar suas vendas com ajuda de softwares como Força de vendas ou B2B.

Empresas grandes costumam usar CRM e é interessante empresas pequenas aderirem também, pois quando usado ele gera vários dados estratégicos que podem ajudar na criação de novas oportunidades. Ou seja, você pode está fazendo multivendas para um cliente antigo e que já tem um vínculo. Nele terá informações do porque não vendeu, assim como, informações de negociações passadas. Mantenha contato com seu cliente, procure saber se tudo ocorreu bem e lembre-se de está a frente de seus concorrentes. 

Passos para agir em uma crise

A crise econômica se torna um problema por seus concorrentes terem aumentado. Trabalhe e ajude sua equipe comercial com Força de Vendas ou até mesmo um B2B, melhore o trabalho gerencial para que consiga novos clientes e mantenha os que já tem, foque nas oportunidades certas.

Descubra maneiras para que sua equipe de vendas e projetos estejam motivados e conscientes sobre a situação e trabalhe com:

  • Otimização de processos mecânicos;
  • Oportunidades mercadológicas;
  • Trabalhe com metas e objetivos 
  • Invista em marketing digital;
  • Esteja em funcionamento (sempre um passo a frente da concorrência);
  • Personalize seus serviços ou produto.

Invista tempo no seu negócio para que consiga desenvolver novas oportunidades a partir do que já vem desenvolvendo, criando e fazendo testes de novos produtos que chame atenção.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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