O que é o ticket médio?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas. Portanto ele avalia o desempenho do seu negócio e também pode implementar mudanças para elevar as receitas da sua empresa. O nome dado se refere ao valor gasto em uma compra, por exemplo, em uma nota que comprova o que foi gasto. Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa. 

Os cálculos do ticket médio leva em conta o número de clientes e o valor médio de compras feitas em um determinado período, ou seja, existe duas fórmulas para esse cálculo. Assim, é permitido calcular diferentes linhas de produtos, canais de vendas e de vendedores específicos. Além disso, dependendo do que você deseja analisar em seu negócio, um tipo de ticket médio diferente pode ser útil para ajudar a definir uma estratégia de metas, objetivos e um plano de vendas de sucesso para sua empresa.

É importante entender que o ticket médio se baseia no número de vendas fechadas, sendo útil para avaliar a performance dos vendedores. Ou seja, se o vendedor ou representante fizer mais de uma venda para o mesmo cliente em um determinado período, podemos entender melhor o seu desempenho para cada negociação fechada ou não.

Qual a importância do ticket médio?

Empresas de grande e pequeno porte desejam está à frente nos negócios e isso implica em ter uma boa gestão comercial. Para que essa gestão tenha bons desempenhos é importante avaliar seus resultados com indicadores de desempenhos (KPIs). E entre esses indicadores está o ticket médio, que é usado para acompanhar a saúde financeira da sua empresa, assim entendendo também o comportamento de seus consumidores.  

Sendo considerado uma métrica importante em uma empresa (negócio), ele fornece aos gestores informações consideráveis para elaborações estratégicas, com objetivo de otimizar os resultados da empresa. Também refletindo quantas tentativas de contato uma empresa pode ou não fazer com seus leads. Quanto maior ticket médio menor são os negócios feitos pelos vendedores, ou seja, maior é o tempo que os mesmos teriam para se dedicarem a cada venda. Esse tempo gasto com clientes é importante e saudável caso a empresa queira se manter à frente de seus concorrentes.

DICA: O que fazer em uma crise ?

Aumente seu ticket médio, mesmo que o número de pessoas entrando no seu negócio seja pequeno, o ticket médio da empresa irá crescer e logo você sentirá resultados positivos no seu faturamento. Você pode oferecer combos promocionais de produtos para aumentar o ticket médio. 

Ferramentas que oferecem força de vendas ou até mesmo B2B podem ajudar com a venda de produtos promocionais, assim, fazendo combos ou mix promocionais para o aumento no faturamento da empresa. Além disso, quando se cria descontos que chama atenção, os clientes se sentem atraídos e aproveita a oportunidade para comprar novos produtos. Ou seja, você aumenta seu faturamento e ainda ajuda seu cliente conhecer novos itens da marca.

É interessante trabalhar pela internet, e, é importante também conhecer as vantagens de lucro dos produtos. Assim como cálculos de descontos e criação de mix com itens que sejam relacionados. Isso é  fundamental para que sua empresa, gestores ou até mesmo você não venda produtos e serviços abaixo do valor e afete a rentabilidade da empresa. O ticket médio é importante, mas não analise-o de maneira isolada.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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