Incentivos para o time de vendedores? Confira maneiras de premiação

Incentivos para o time de vendedores premiação

Existem inúmeros artigos, livros e vídeos cheios de ideias sobre como oferecer incentivos para o time de vendedores, uma vez que realizar vendas é um trabalho árduo e nem todo mundo consegue se dar bem no ramo.

Algumas medidas, capazes de motivar aqueles que escolheram uma carreira em vendas, podem ser colocadas em prática para estimular que todos consigam atingir bons resultados.

Pensando nisso, selecionamos os melhores incentivos para que o seu time de vendedores alcance grande sucesso. Acompanhe o post!

Ofereça incentivos para o time de vendedores diferentes de remuneração

Embora o dinheiro possa parecer o motivador óbvio para oferecer aos seus colaboradores, isso nem sempre é verdade. É claro que qualquer trabalhador gostaria de receber um dinheiro extra, mas este não é, de forma alguma, o único fator a se considerar para incentivar sua equipe.

Geralmente, dinheiro não é citado como o mais importante fator de motivação. Vendedores de alta performance esperam uma elevada taxa de retorno financeiro para seus esforços, mas isso é usualmente considerado apenas um dos fatores principais.

Embora seja importante oferecer recompensas como bônus financeiros, profissionais de vendas que recebem altos salários, mas que não se encontram satisfeitos com outros aspectos fundamentais de seus ambientes de trabalho, tendem a procurar uma colocação em outra empresa que satisfaça mais suas necessidades de realização profissional.

Recompense com bônus

Utilizar bônus é uma das maneiras mais comuns de recompensar vendedores. Mas, antes de você decidir pular este tópico, tome nota: certifique-se de que sua estrutura de bônus está projetada para realmente atingir os resultados desejados.

Você quer incrementar a margem de lucros? Aumentar as vendas de uma nova linha de produtos? Atingir um novo público-alvo? Garanta que os bônus oferecidos estão realmente motivando seu time de vendedores para atingir essas metas específicas.

Fique atento para não criar inadvertidamente programas que possam reduzir o desejo de seus colaboradores em atingir ou exceder as metas de vendas. Isso geralmente acontece quando um gerente comercial cria estruturas decrescentes que, na prática, diminuem o entusiasmo dos profissionais.

Entre as medidas que você já tomou ou está atualmente implementando, descubra quais funcionam, quais não apresentam efetividade e realize os ajustes adequados. Um sistema de bônus que realmente ofereça incentivos para o time de vendedores pode ter um enorme impacto positivo no crescimento de seu negócio.

Reconheça publicamente o bom trabalho de seus vendedores

Reconhecer publicamente um trabalho bem-feito é outra maneira de motivar seu time de vendedores. Alguns gerentes comerciais acreditam que oferecer boas compensações monetárias é o suficiente.

No entanto, pesquisas apontam que o reconhecimento público é um dos principais fatores de motivação, sendo altamente gratificante para a maioria dos profissionais, em especial quando oferecido pelos gestores.

Sendo assim, aproveite para reconhecer publicamente as contribuições e os esforços de seus colaboradores — isso significará mais para eles do que você pode imaginar!

Ofereça oportunidades de crescimento

Demonstre interesse no futuro profissional de seus colaboradores. Discuta seus anseios e objetivos profissionais. Mostre que você se importa, pois esse tipo de atenção pode alavancar o moral e o comprometimento do vendedor com a empresa.

Faça com que seus vendedores saibam que você entende e reconhece suas necessidades de desafio, realização e crescimento profissional — isso ajuda a aprofundar o senso de confiança mútua e estimula o vendedor a dar o melhor de si. Ofereça oportunidades de crescimento por meio de cursos de capacitação e workshops.

Aproveite as oportunidades para atribuir tarefas de liderança. Identifique as principais habilidades e talentos dos colaboradores e procure algum projeto ou atividade na qual essas características sejam úteis. Essa é uma das melhores formas de oferecer incentivos para o time de vendedores.

Ao sentirem-se úteis e terem suas capacidades reconhecidas, sua equipe de vendas 23trabalhará muito mais feliz e motivada, beneficiando toda a empresa.

Você possui uma técnica motivacional preferida e que sempre funciona ou tem outras ideias de incentivos para o time de vendedores? Conte para nós deixando um comentário no post!