Você pode passar horas demonstrando o seu produto, mas até que o cliente acredite que receberá o que foi prometido, toda sua retórica e poder de convencimento poderão não ser suficientes.
Os testemunhos para auxiliar as vendas são importantes, pois fornecem provas de que a solução oferecida realmente funciona, fortalecendo a mensagem passada e deixando o cliente mais confortável em fazer negócios com sua empresa.
Os testemunhos são recursos essenciais para mostrar os diferenciais de seu negócio e uma parte importante do processo de vendas, sobretudo com todas as recentes mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores.
As mudanças na jornada de compra de seus clientes
Para entender melhor essas mudanças, é preciso adquirir alguns conhecimentos a respeito do consumidor moderno.
No passado, os vendedores controlavam integralmente os ciclos de vendas, decidindo o que os consumidores veriam, quando o veriam e onde. Tudo isso está mudando à medida que os clientes se empoderam.
Isso significa que nos ambientes de negócios contemporâneos, os consumidores percorrem a maior parte da jornada de compra antes mesmo de estabelecer o primeiro contato com a sua empresa.
A questão que permanece é a seguinte: como garantir que você esteja investindo adequadamente seu tempo e dinheiro nos lugares certos? A resposta reside na correta utilização dos testemunhos para obter alta performance em vendas.
Por que utilizar testemunhos para auxiliar as vendas
Pense na última vez em que você comprou um par de sapatos ou se decidiu a respeito do próximo livro que desejava ler: por onde começou sua pesquisa? É bem provável que tenha começado procurando por testemunhos de outros clientes sobre o item que te interessava.
Isso porque testemunhos são francos. Eles não são publicados pela empresa que promove o produto e nem construídos com linguagem publicitária. O mais importante é que carregam a palavra do consumidor.
Seus clientes tendem a agir, em termos gerais, da mesma forma. Ao buscar por produtos, um dos conteúdos mais persuasivos que verão é um depoimento ou testemunho de outro consumidor, e é exatamente isso que torna a utilização de testemunhos algo no qual vale a pena investir seu tempo.
3 maneiras inteligentes de utilizar testemunhos para auxiliar as vendas
Agora que você sabe quais tipos de conteúdos seus clientes visualizam antes de chegarem até você, confira como aproveitar essas informações:
1. Converse com seus prospect sobre a participação em estudos de caso
Estudos de caso mostram aos seus prospects exatamente como os clientes atuais estão se beneficiando de seu produto e/ou serviço.
2. Apresente tweets positivos dos clientes em seu website
O Twitter é uma opção incrível para coletar feedbacks de clientes. Se algum deles disser algo favorável a respeito de sua empresa, não deixe que esse tweet seja esquecido e se perca entre milhões de outros. Incorpore-o em seu site para que outras pessoas vejam ou, até mesmo, crie uma página inteira dedicada aos testemunhos coletados em suas redes sociais.
3. Crie vídeos com testemunhos de clientes
Pergunte a alguns clientes se eles gostariam de participar de um depoimento em vídeo. Ainda que demore mais tempo para serem produzidos, depoimentos em vídeo estão entre os melhores testemunhos para auxiliar as vendas.
Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre o assunto? Que tal conhecer 5 técnicas infalíveis para captar novos clientes?