Gatilhos mentais: 5 dicas fantásticas para aumentar as vendas

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No ano passado, o mundo inteiro ficou surpreso com o resultado das eleições presidenciais norte-americanas. Donald Trump, um candidato quase improvável, se tornou o novo ocupante do cargo mais importante do mundo. Mas o que isso tem a ver com o post de hoje? Os gatilhos mentais!

Como um bom vendedor, Trump se utilizou dessa técnica de vendas bastante conhecida no mercado durante seus discursos. Ele superou as expectativas de todos e conquistou o voto de grande parte dos americanos.

Quer conhecer mais sobre esse tipo de estratégia? Então continue acompanhando o post de hoje!

Afinal, o que são os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais nada mais são do que instintos primitivos que todos nós possuímos e que podem ser despertados quando determinado estímulo é acionado. Eles influenciam bastante nosso processo de decisão.

Trump, por exemplo, costumava usar o apelo a autoridade constantemente. Ele também estimulou bastante um sentimento de urgência nos norte-americanos ao reforçar a falta de emprego para aqueles que residem no país. Resultado: parte da população sentiu o medo da escassez.

Quais os principais gatilhos?

Existem tantos gatilhos mentais quanto instintos primitivos no ser humano. O bom vendedor consegue reconhecer os mais importantes e usá-los durante suas abordagens de vendas. A seguir, você confere os cinco principais.

1. Escassez

Você já deve ter visto aqueles comerciais de queima de estoque, certo? O objetivo deles é despertar um medo pela escassez e, consequentemente, um sentimento de urgência no consumidor. Sem dúvida, esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem, já que não sabemos lidar bem com a falta.

2. Reciprocidade

Sempre que recebemos um presente de alguém sentimos o impulso de retribuir na mesma hora. Afinal de contas, a maioria das pessoas gosta de se manter em um nível de igualdade com seus semelhantes. Nesses momentos, despertamos um sentimento de reciprocidade. Para as vendas, esse gatilho mental é despertado quando oferecemos brindes ou descontos, por exemplo.

3. Aprovação social

“Somos mais de X usuários”. É bem provável que você já tenha visto essa frase espalhada em alguma propaganda por aí. É porque nos sentimos muito mais seguros quando determinada empresa já é aprovada por outras pessoas. Por isso, é sempre muito importante mostrar que seu negócio possui clientes satisfeitos.

4. Segurança

Esse é um gatilho mental que se torna ainda mais importante no mundo digital. Muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis em fazer negócios pela internet. Elas se sentem inseguras ao colocar suas informações na landing page de uma empresa qualquer. Dessa forma, você deve sempre trabalhar para ter uma plataforma de vendas mais segura possível e, acima de tudo, transmitir a sensação de segurança com uma página limpa e organizada.

5. Autoridade

O selo de “aprovado por especialistas” também é bastante usado pelas empresas. É, sem dúvida, um poderoso gatilho mental. Selos de qualidade de instituições renomadas são sempre importantes, principalmente quando você atua em ramos mais sensíveis aos olhos do consumidor, como o setor de saúde.

O post de hoje fica por aqui, mas contamos com sua participação. Queremos saber: você já conhece ou utiliza esses gatilhos mentais? Qual deles é o mais poderoso? Deixe sua opinião nos comentários!