gerenciamento do mix de produtos

Como gerenciar melhor o mix de produtos em sua empresa?

Oferecer uma diversidade de produtos que demonstre a identidade da sua empresa é um grande atrativo para o cliente. Além de mantê-lo ao seu alcance ― e longe dos concorrentes ― um mix de produtos interessante amplia a sua base consumidora, diante da possibilidade de atrair nichos diversos.

No entanto, pouco adianta ter um mix satisfatório se você não consegue gerenciar de maneira eficaz essa variedade. O estoque pode se tornar uma dor de cabeça, a pluralidade dos produtos não satisfazer aos clientes e o processo de vendas se transformar em um desafio cada vez maior.

Ter uma estratégia de gerenciamento do mix possibilita que você e sua equipe otimizem os resultados, tornando o negócio ainda mais competitivo. Listamos aqui algumas formas de gerenciar a sua cartela de produtos e atender de forma eficiente às demandas dos consumidores.

1. Atenção ao mercado

O gestor deve estar atento às demandas do mercado para planejar o mix de maneira adequada às necessidades e viabilidade da empresa. Planejar a oferta de produtos inclui saber quais são os públicos a serem atingidos, a capacidade dos fornecedores e a aceitação dos artigos no mercado.

É comum ver empresas anteciparem-se na ampliação de seu catálogo sem um estudo efetivo da demanda. Em muitas situações, oferecer uma grande variedade de itens pode ser um problema de logística, em vez de promover o aumento das vendas.

2. Organização

Quanto maior o seu mix de produtos, maior é a necessidade de gestão de estoque. Organização e controle são fundamentais, já que, nesse caso, a complexidade de gerir os custos e os recursos humanos e industriais também aumentam.

No entanto, é importante ter em mente que o gerenciamento deve fazer parte de uma ação estratégica. A administração do espaço que os produtos ocupam, os preços e as ofertas precisam sempre ter, como ponto de partida, o consumidor.

3. Análise dos resultados

O esperado sucesso não vem apenas com o planejamento. A execução, o estabelecimento de metas e a monitoração dos resultados são imprescindíveis para que seja possível visualizar potenciais melhorias.

Acompanhar constantemente os resultados da ação estratégica é uma necessidade para quem quer ter êxito em seu negócio. O investimento no mix correspondeu aos resultados? Isso significa que você está no caminho certo.

4. Automação da força de vendas do mix de produtos

Lembra-se do tópico 2, onde falamos que manter a organização é uma postura essencial na gestão dos produtos? A automação da força de vendas é uma maneira útil para gerir esses processos, por meio da organização dos dados, acompanhamento das vendas e estoque, além da facilitação da tomada de decisão.

Com esse tipo de ferramenta é possível, por exemplo, a conferência do estoque de mercadorias antes da venda, a sinalização da necessidade de reposição e uma visualização ampla da cartela de produtos.

A necessidade de aumentar as vendas e otimizar o desempenho demonstram que um gerenciamento cada vez mais profissional e competitivo é indispensável. Dessa forma, é possível ter um controle total do mix de produtos, com resultados positivos em áreas estratégicas como a logística, o marketing e a gestão de vendas.

Quer saber mais sobre como melhorar a gestão do mix de produtos de sua empresa? Assine a nossa newsletter e tenha mais informações que podem auxiliá-lo nessa tarefa.

Esse artigo foi útil?
[Total: 3 Average: 5]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário