Destacar-se dos concorrentes, elevar as vendas e fortalecer a imagem do negócio no mercado são três grandes preocupações dos gestores. Buscar e manter uma alta performance em vendas por meio de estratégias de marketing e posicionamento é uma necessidade para aqueles que precisam sobreviver perante à concorrência.
Listamos a seguir 6 estratégias que, se aplicadas em seu negócio, possibilitarão uma alta performance em vendas. Acompanhe!
1. Elabore um bom planejamento
Um planejamento completo é o primeiro passo para obter os melhores resultados em suas ações de venda. Porém, além de planejar todas as ações, é necessário listar medidas de contenção que possam ser rapidamente e facilmente executadas pelo time de gestão, principalmente em fases mais críticas do projeto. A partir do planejamento, é possível traçar novas metas e objetivos.
2. Opte por colaboradores com o perfil adequado
Não há como negar que existem pessoas que nasceram para vender e outras não. Esse diferencial pode ser crucial no processo de venda de um produto ou serviço, uma vez que certos profissionais possuem habilidades naturais de negociação. Saber ouvir, ter paciência e sensibilidade são qualidades importantes.
Ao montar o seu time de vendas, dê preferência aos profissionais que já apresentaram boas performances anteriormente, seja na sua empresa ou não. Lapidar estes colaboradores para a realidade e necessidade do seu projeto pode ser uma tarefa mais simples, porém não menos necessária.
3. Invista em treinamentos para alta performance em vendas
Mesmo escolhendo colaboradores com um excelente perfil de vendas é preciso investir em qualificação e treinamento. Para transformar o seu produto em solução, os vendedores devem ter sólidos conhecimentos em técnicas de vendas, negociação e persuasão. Os treinamentos devem ser contínuos, preferencialmente logo após cada mudança ou reavaliação do projeto.
4. Aposte em tecnologia
Se você acompanha as notícias sobre inovações tecnológicas, sabe que existem muitas ferramentas em alta: aplicativos, computação na nuvem e sistemas de automação de vendas são alguns exemplos.
Os investimentos nesta área devem ser considerados, porém, com cautela: nem sempre o que deu certo para outro segmento será interessante para o seu negócio. Suas estratégias devem estar alinhadas à experiência que você busca especialmente para o seu cliente.
5. Invista em marketing e controle os resultados
Há algum tempo o marketing convencional foi substituído pelo marketing digital, no qual se encaixa também o marketing de conteúdo. Conteúdos produzidos para redes sociais, blogs e sites são exemplos bem práticos e que influenciam positivamente no nível das vendas.
Porém, é preciso investir neste tipo de ferramenta e, simultaneamente, acompanhar os resultados. Quando se fala em mídia gratuita, como postagens diárias simples no Facebook, o gestor não consegue mensurar os resultados e analisar o alcance do material.
Vale salientar que o alcance orgânico deste tipo de anúncio é baixo. A melhor opção, neste caso, é apostar na mídia paga, já que ela fornece os dados de alcance das publicações, permitindo uma melhor análise. Muitas vezes vale mais investir dinheiro e ter controle sobre o que acontece do que economizar e não saber como sua campanha se comporta no mercado.
6. Ofereça um pós-venda de excelência
Mesmo após receber a confirmação do pagamento e realizar a entrega dos produtos ou serviços é preciso manter a excelência do atendimento. A relação pós-venda é a principal responsável pela fidelização de clientes. Além de conquistar a fidelidade do cliente, um pós-venda de excelência abre novas demandas para sua carteira de clientes através de indicações e menções nas redes sociais, por exemplo.
Gostou das dicas que listamos? Então aposte nas estratégias destacadas em nosso artigo e obtenha uma alta performance em vendas! Se você ainda tem alguma dúvida ou quer nos contar sua opinião, deixe seu comentário!