Como ter uma gestão de custos logísticos?

Para que os processos logísticos tenham bons desempenhos é importante ter uma gestão de custos logísticos que garanta bons resultados, com uma lucratividade que a torne forte frente aos concorrentes. 

Assim, otimizamos as operações na cadeia de suprimento e tornamos os processos mais eficientes. Com isso, empresas podem usar de táticas para reduzir custos e ganhar destaque. 

A falta de planejamento e embasamento dentro de uma empresa pode trazer resultados ruins. É importante conhecer as categorias de custos, assim você pode organizá-las e monitorá-las, evitando gastos extras que ultrapassam o limite ideal posto pela empresa.

Manutenção de custos logísticos

Para administrar os custos logísticos é importante saber identificá-los, assim poderá analisá-los e verificar aqueles que estão pesando no orçamento e tendo impacto negativos nos resultados da empresa.

Após identificados os tipos de custos logísticos é hora de saber quais custos e variáveis que compõem a estrutura deles, assim será permitido a elaboração de uma estratégia focada na rentabilidade. O material que não for vendido gera custos de armazenamento, pois além de consumir espaço exige cuidados para que não sejam danificados.

Em ambos os casos haverá custos de manutenção de capital, onde terá uma influencia negativa nos resultados financeiros. Ou seja, quanto maior a quantidade de produtos e tempo, maior a despesa. 

Custos e movimentação de produtos

Empresas que atuam com o comércio eletrônico costumam terceirizar atividades de distribuição de mercadorias para operadores logísticos. Com essa prática busca-se ampliar o alcance das entregas, tornando esse processo mais eficaz.  Mas, é importante conhecer como essa operação impacta no desempenho financeiro.

Esses custos logísticos são os gastos relacionado a atividades de movimentação de matérias-primas e mercado de um determinado negócio, como;

  • Manutenção de frota;
  • Armazenagem de produtos;
  • Embalagens;
  • Tecnologia;
  • Custos Pessoais;
  • Folha de pagamento referente à contratação de motoristas;

Algumas empresas escolhem repassar parte dos custos de entrega para seus clientes e acabam cobrando uma taxa de frete que é acrescentada ao valor final das compras. Mas é uma decisão que tem influência sobre o volume de vendas e deve ser estudada.


Marketing GeoSales

Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.