Dicas para uma comunicação empresarial de excelência

Você sabe o que é ou como começar o plano de comunicação empresarial? Bem, o plano de comunicação empresarial é um conjunto de estratégias usadas para estabelecer uma comunicação efetiva. E entre suas vantagens está a precisão da comunicação, a qual faz com que a mensagem chegue com mais precisão ao seu público alvo.

Além disso, ele consegue promover a imagem da empresa gerando uma compreensão melhor dos clientes com os conteúdos produzidos pela marca. Ou seja, seu objetivo é fazer com que a marca tenha uma boa reputação. Mas, para que isso aconteça é importante manter uma boa comunicação interna, criar uma boa estratégia, motivar suas equipes e melhorar seus resultados.

Quais passos seguir para criar um plano de comunicação empresarial?

Quer saber como trabalhar melhor sua comunicação empresrial? Segue os passos explicativos que a GeoSales separou para você. Vamos lá?

1. Conheça sua marca

Por que sempre é comentado sobre conhecer sua marca, seu produto e seu público? Bem, antes de iniciar o plano de comunicação é importante entender sobre o conceito e identidade da marca para conseguir se posicionar frente ao mercado. Ou seja, é necessário estudar sobre o histórico da empresa, ver os pontos mais relevantes desde o início dela e listar todas suas atividades. 

E uma das partes mais importantes desse processo é o estudo sobre a marca, pois é algo que requer tempo e esforços. Nessa fase é interessante que você identifique os diferenciais da empresa, quais os produtos e serviços oferecidos por ela, além de consultar a missão, visão e valores. 

Tudo isso que explicamos constrói a imagem sobre a marca, o que ela representa e quais emoções ela pode despertar em seus clientes externos e internos, fornecedores, etc.

2. Propósito do plano

Hoje, quase toda empresa trabalha com metas, correto? Bem, essas empresas costumam usar da análise SWOT para que suas estratégias criem formas. Além disso, o plano de comunicação deve ser baseado nessa avaliação inicial, pois assim todas as ações que você venha fazer estarão alinhadas.

Lembrando que esse alinhamento não deve está somente no sentido de transmitir a mensagem, mas também que faça sentido à missão, valores e visão da sua empresa. Pois dessa forma, a estratégia estará contribuindo para a conquista de resultados positivos.

3. Mensagens e conteúdos

Estude como seu público vê o seu negócio e o que sua marca pode tá fazendo para impactar positivamente. 

Além disso, para que seus conteúdos tenham mais impacto é necessário estudar sobre o que gera mais interação e engajamento. E a partir disso, você deverá se planejar e pensar como irá trabalhar as informações para seu público alvo. Seja por um convite para testar algo como um produto ou até mesmo usar de e-mail marketing para incentivar uma recompra.

Mas, apesar das dicas anteriores serem importantes para que o plano de comunicação ocorra bem, não podemos deixar de citar a linguagem que será usada. Mas qual o objetivo de escolhermos a linguagem certa para cada ocasião? Lidamos com diferentes tipos de persona no nosso dia a dia e trabalhar uma linguagem para cada uma delas é o principal diferencial no ramo da comunicação. 



Lisandra Sousa

Marketing GeoSales




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