Como usar a comunicação integrada na gestão empresarial?

O que é comunicação integrada? Bem, nada mais é que uma série de estratégias que as empresas usam para passar mensagens ao seu público. Mas para qual público podem ser direcionadas as mensagens? Normalmente são feitas para clientes, prospects, colaboradores, fornecedores, sócios, parceiros e etc. 

Mas, devido ao grande crescimento tecnológico, a era da transformação digital nas empresas chegou com tudo junto com os meios de comunicação. E esses meios chegaram para elevar o nível de relacionamento entre a marca e seus clientes, sejam internos ou externos. Além disso, trabalhar com a comunicação dentro de uma empresa é um diferencial para novas conquistas.

Mas, é importante que ela esteja alinhada com o objetivo maior da empresa, seja referente aos valores, visão e missão da empresa, fluxo de informações ou até mesmo ações externas.

Como são trabalhadas as ações de comunicação?

A comunicação integrada é o alinhamento com o RH, marketing, publicidade, gente e gestão. Ou seja, é feito um conjunto de estratégias que tem como objetivo agregar valor à marca. Além disso, é uma forma da empresa em si, consolidar sua imagem institucional diante de seu público. 

E por isso é importante que ela seja unificada com o objetivo da empresa para liberar uma sinergia entre os setores, tornando-se uma “voz” única entre os colaboradores. Por exemplo, a mensagem usada em um e-mail marketing deve estar de acordo com os demais canais de comunicação da empresa como blog, Linkedin ou até mesmo o Facebook.

Ou seja, de um modo geral a equipe responsável vem com a missão de trabalhar bem os elementos que são importantes para tornar essas mensagens clara, sendo eles;

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Meio;
  • Resposta;
  • Feedback;
  • Ruído.

O setor de comunicação precisa passar ao seu público uma mensagem codificada, usando um meio que o cliente consiga entender.  E por isso é importante a cultura de feedback, pois é a partir dela que a equipe irá pensar em como poderá ser feito novas estratégias de comunicação para o público. 

Quais benefícios as estratégias de comunicação traz?

Essas ações levam uma mensagem unificada e isso gera mais impacto entre o público. Além disso, ela traz benefícios como o efeito da promoção, que faz parte dos 4 Ps das ações de marketing. Mas, porque investir em comunicação? A informação e a comunicação trabalham juntas para que todo o fluxo dentro de uma empresa ocorra bem, trazendo benefícios como:

  • Fortalecimento da imagem da marca;
  • Prevenção de ruídos;
  • Redução de custo em ações desnecessárias;
  • Posicionamento sólido da marca;
  • União entre equipes.

Ou seja, suas estratégias são importantes para englobar a análise de dados, planejamento, ações dos canais de comunicação da empresa e ao mesmo tempo consolidando sua identidade junto ao mercado.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales



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