Como ter uma cadeia logística de ponta a ponta (end to end)? A cadeia end to end remete a uma estratégia de gestão logística e nela é aplicado métodos e ações em todas as etapas. E essas etapas vão desde a produção até o relacionamento com clientes ou fornecedores. Assim permitindo ao gestor uma visão global de todos os processos.
Além disso, a cadeia end to end é integrada onde todos os processos são interligados facilitando o alinhamento com as equipes. E seu objetivo é a organização do ciclo colaborativo, incluindo ritmo e eficácia tanto na produção quanto na distribuição de mercadorias, transporte, atendimento ao cliente ou até mesmo em trade marketing.
Essa é uma estratégia usada por gestores principalmente para um tomada de decisão assertiva. Mas, apesar dessa estratégia parecer simples, ela não é, pois quanto maior a empresa maior é a complexidade da cadeia logística.
Como a estratégia end to end torna a logística mais sustentável?
A cadeia end to end contribui para um menor impacto social e ambiental. Pois ela garante que a empresa seja realmente sustentável já que ela eleva seu controle em todos os pontos logísticos. Sendo assim, uma das cadeias que mais tem contato com o mundo (pessoas) além dos negócios.
Mas, em outras palavras, quando você passa a usar esse conceito dentro da sua empresa também passa a garantir que todos os envolvidos sigam os mesmos princípios. Dessa forma, você tem como avaliar a execução das atividades, ter um marketplace centralizador de operações além de outras vantagens que levam a sustentabilidade.
E porque é importante que todos estejam em sintonia com essa estratégia? Bem, tudo começa na escolha que você faz dos agentes externos com quem irá trabalhar. E isso requer um poder de persuasão e esforço para que essa cadeia logística se una bem a missão da sua empresa.
Qual a importância da cadeia de ponta a ponta?
A implementação dessa cadeia é importante tanto para os gestores quanto para seus clientes, pois como explicado anteriormente ela permite o acompanhamento dos processos.
Já na prática ela serve principalmente para a organização de rotinas da empresa, assim ajudando a prever as falhas e corrigir erros, além de economizar tempo. Mas, vale lembrar que para isso acontecer é necessário trazer inovação para sua empresa, ou seja, investir em novas tecnologias. Pois, só o planejamento para que sua empresa seja sustentável talvez não venha a ser o suficiente.
O mundo tecnológico traz diversas soluções para a área logística e principalmente a de vendas. Um exemplo muito legal de sistemas é o B2B, pois ele trabalha com parcerias firmadas entre fornecedores e clientes. Além disso, é importante também colocar em prática o conceito de logística 4.0, onde todos estarão conectados, seja fabricante, distribuidor, varejo, etc.
Lisandra Sousa
Marketing GeoSales
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