Evolução logística: Qual o objetivo da logística 4.0?

Você conhece o termo logística 4.0? Bem, para entendermos o que é logística 4.0 é necessário saber o que é logística. Hoje, entendemos que ela atua com um objetivo de garantir que os produtos cheguem e estejam no local certo com o menor custo. Mas, para que isso aconteça é essencial algumas atividades, como:

  • Transporte;
  • Aquisição;
  • Embalagem;
  • Distribuição;
  • Armazenagem;
  • Entrega.

Entretanto, vendo todos os processos que ela passa, chegamos a conclusão que a logística é vital para manter a modernidade fluindo. Pois, ela é responsável por abastecer qualquer tipo de negócio, desde remédios a comidas. No entanto, o que hoje é conhecido como logística 4.0 é fruto da quarta revolução industrial, a qual foi marcada pelo surgimento da tecnologia, como;

  • Big Data;
  • Computação em nuvem;
  • Sensores;
  • Internet;
  • Robótica;
  • Etc.

Mas, falando de forma direta, ela foi e é o avanço da logística tradicional que traz a prática de novas tecnologias aos antigos processos. Além disso, ela acaba sendo introduzida na era da informação, onde os processos e ferramentas trabalham de forma integrada com novas tecnologias.

Quais os benefícios ela traz?

Além da adaptação operacional que ela traz para sua empresa, a logística vem com diversos benefícios como:

Redução de custos

Sabemos que um das principais vantagens buscadas é a redução de custos. E essa estratégia traz a redução de custo por meio da redução de perdas, otimização do transporte e processos, e assim, chegando aos custos operacionais. Mas, vale lembrar que é a partir dessa mudança que a empresa torna-se mais competitiva frente ao mercado.

Redução de Perdas

Já com a redução de perdas é mais fácil conhecer os produtos em tempo ágil para a elaboração de novas soluções. Além disso, é possível promover a redução de perdas no estoque com ela. Ou seja, reduz diversos problemas que podem afetar a produtividade, custos e resultados.

Análise de dados

Bem, a logística 4.0 também traz a melhora da análise de dados, ajudando a acelerar os resultados à medida que se usa os sistemas para realizar as análises. Além disso, essa solução têm capacidade de oferecer insights no intuito de otimizar os processos e a criação de estratégias.

Como funciona a logística 4.0?

 A logística 4.0 não é o tipo de estratégia que costuma colocar em prática algo e observar os resultados depois. Mas, é um processo que está em constante desenvolvimento, qual cresce e se aprimora com investimentos em inovações.

Ou seja, ela possibilita a maior integração, conectividade e independência para alguns processos e etapas que aparecem. Entretanto, na prática você precisa estar atento às mudanças da tecnologia e estratégias.

Além disso, ela chega com diversas vantagens como, automação, IA, internet das coisas, sensores e simuladores, conectividade em tempo real, etc. Sendo possível analisar todas as vantagens dela a longo prazo na rotina da empresa.



Lisandra Sousa

Marketing GeoSales




Gostou do nosso artigo? Inscreva-se no blog GeoSales para não perder as novidades.

Esse artigo foi útil?
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário