dicas para manter equipe de vendas motivada

7 dicas valiosas para manter sua equipe de vendas motivada

Em momentos de instabilidade econômica — como o atual cenário enfrentado pelo Brasil — é essencial manter a equipe de vendas motivada. Não é incomum que gerentes se depararem com funcionários desestimulados no trabalho e receosos quanto ao futuro da empresa. Esse desânimo e desmotivação podem não apenas atrapalhar a vida profissional do colaborador, mas também prejudicar a performance do negócio.

Uma das principais características de um bom gestor é a capacidade de conservar sua equipe sempre interessada. Caso você esteja em busca de maneiras de manter a equipe de vendas motivada, este post é para você!

Confira a seguir e veja 7 dicas valiosas para motivar o seu time!

1. Realize reuniões de brainstorming

Essas reuniões são uma das melhores formas de proporcionar aos funcionários a oportunidade de:

  • Mostrar o que pensam;
  • Apresentar ideias;
  • Principalmente, ser ouvidos pelos gerentes.

Isso, além de possibilitar que novos projetos surjam, é uma ótima maneira de mostrar aos colaboradores que eles são parte integrante da empresa e, assim, mantê-los animados e motivados.

2. Introduza programas de incentivo

Os programas de incentivo possuem um longo histórico de sucesso em empresas que buscam manter a motivação dos funcionários e alavancar as suas vendas. Eles funcionam de forma a recompensar e bonificar o colaborador de acordo com o seu bom desempenho. Essa é uma das técnicas mais eficazes para manter a autoestima elevada dos funcionários.

3. Estipule metas

Uma forma extremamente simples de aumentar as vendas dos funcionários é por meio da definição de objetivos a serem alcançados. Quando os gerentes estipulam metas, os vendedores e funcionários buscam ao máximo alcançá-las e, com isso, ficam motivados e mantêm um bom nível de produtividade.

Essas metas podem ser utilizadas em conjunto com os programas de incentivo, de forma que quando forem alcançadas, os funcionários são recompensados pelos resultados, mas para isso é preciso que você estude formas adequadas e aprenda como estipular metas de venda de forma eficiente para o seu time.

4. Utilize o coaching como estratégia de motivação

Atualmente, essa metodologia tem ganhado destaque no Brasil devido ao momento econômico enfrentado. O coaching utiliza técnicas de gestão de pessoas aliadas à psicologia, possibilitando que os colaboradores da sua empresa fiquem mais animados e motivados.

5. Faça reuniões periódicas

Para manter a equipe de vendas motivada, é muito importante que os gerentes marquem reuniões periódicas para mostrar o andamento dos negócios e os resultados alcançados. Essas reuniões são um ótimo momento para mostrar estatísticas e dados referentes às vendas. Elas podem ser realizadas semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, devendo a periodicidade ser decidida pelos gestores de acordo com os objetivos.

6. Dê feedback aos funcionários

Infelizmente, a grande maioria dos gerentes e gestores age de forma errada e somente cobram e criticam os funcionários. São poucos os líderes que sabem valorizar e elogiar os vendedores pelos serviços prestados e vendas realizadas. Portanto, é fundamental para o sucesso das vendas que os gerentes se reúnam individualmente com os funcionários para dar feedbacks positivos. Isso é de extrema importância para manter a equipe de vendas motivada e determinada para o trabalho.

7. Proporcione um ambiente fértil para o desenvolvimento dos funcionários

Empresas que investem em treinamento e capacitação da equipe de vendas, além de melhores resultados, também possuem funcionários mais comprometidos, realizados e, portanto, motivados. Por essa razão, sempre que possível, é importante proporcionar aos funcionários o acesso a palestras e cursos, para que a equipe se sinta sempre em constante desenvolvimento.

Aprendeu como manter a sua equipe de vendas motivada? Caso conheça outras formas de animar e engajar os funcionários, comente e compartilhe conosco!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0 Average: 0]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário