Inteligência geográfica: o que é e como aplicar na gestão de vendas

inteligência geográfica na gestão de vendas

Atingir de maneira eficaz os clientes e melhorar os negócios de sua empresa. Sabemos que esses são alguns dos principais objetivos de toda gestão de venda. Já explicamos aqui os segredos para aumentar essa performance, mas você sabia que é possível fazer isso aliando tecnologia, conhecimento de mercado e análise espacial?

Estamos nos referindo à Inteligência Geográfica, um método que utiliza dados territoriais de maneira estratégica para melhorar os resultados. Muito mais do que visualizar mapas, essa ferramenta possibilita uma análise completa que pode ampliar a sua visão sobre mercado, competitividade, atuação e gestão.

Quer saber mais sobre a Inteligência Geográfica, como ela pode ser usada e quais os benefícios? Separamos boas informações para você!

O que é Inteligência Geográfica?

Extrair soluções por meio da geografia é uma boa definição para o termo Inteligência Geográfica. Cerca de 70% das informações que são manejadas no dia a dia têm algum tipo de referência espacial e isso não exclui os dados disponíveis em uma organização.

Informações geográficas como onde estão os clientes, onde eles mais consomem e suas características sociodemográficas, quando bem analisadas, podem ser de extrema relevância para a tomada de decisão.

Porém, é preciso estar atento: não basta dispor desses dados e armazená-los em uma planilha. A visualização espacial, diferentemente do que acontece ao organizar as informações linearmente ou em formato de planilhas e tabelas, revela padrões, proporcionando uma visão completa de aspectos fundamentais para o negócio.

Quais os benefícios?

Abrir ou não uma nova loja? Onde estão os clientes? Onde está a receita? Qual a relação entre a localização geográfica e o padrão de consumo? Como está a atuação de minha equipe externa?

Essas são questões que podem ser resolvidas por meio de uma boa análise geográfica. A partir daí, é possível entender como e onde impulsionar o negócio, identificar público-alvo e prospects, ajustar o mix de produtos, verificar onde está a concorrência e onde é preferível a realização de promoções e campanhas.

Para empresas que precisam gerenciar equipes de trabalho externo, a Inteligência Geográfica possibilita um acompanhamento das suas atividades e produtividade. Assim, é possível coordenar e visualizar o trabalho em campo, otimizando os recursos e reduzindo os custos.

Como colocar em ação?

Existem muitas maneiras de se utilizar esse instrumento a favor de sua empresa. Uma delas é por meio de softwares que oferecem soluções georreferenciadas e que possuem a capacidade de captar, relacionar, organizar e apresentar dados, melhorando a visualização das soluções.

Estes softwares permitem enxergar geograficamente os clientes, levando a inúmeras possibilidades de atuação. Empresas de todos os portes e tipos podem se beneficiar: alguns sistemas possuem recursos customizados, que oferecem soluções específicas para cada demanda.

Quando bem implantada, a Inteligência Geográfica é uma ótima aliada para a gestão de vendas na empresa. Equacionando boas ferramentas, conhecimento e inteligência humana, é possível fazer uma análise eficiente dos problemas e oportunidades, identificando as soluções mais adequadas para cada organização.

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