O que é implementation success?

O implementation success é uma forma de fazer com que seu cliente possa aproveitar ao máximo a experiência com o produto ou serviço.  Essa estratégia é bastante usada por ser algo que ajuda no engajamento do cliente com a empresa. Dessa forma, tornando o cliente de certa forma especialista no seu produto ou serviço. Ou seja, esse cliente também se torna capaz de usar o produto a seu favor e objetivos.

Além disso, essa experiência gera um certo relacionamento cliente e empresa. Principalmente por que não há nada pior do que comprar um produto e não o conhecê-lo neh? Por isso, o implementation success é importante para garantir essa conexão e o aproveitamento do produto por parte do cliente.

Além disso, o implementation success é um setor conhecido também como onboarding. Ou seja, é uma implementação orientada ou implantação. Sendo um modelo que pode ser usado principalmente para empresas que prestam serviços tecnológicos, como software. Lembrando que esse modelo de setor contribui para que seu cliente não encontre barreiras no momento em que usar o serviço.

Como funciona o setor de implementation success?

Esse setor funciona de diversas formas, pois ele tem por obrigação facilitar a vida do cliente. Portanto, ele deve trabalhar e fazer o acompanhamento do cliente desde o seu primeiro contato com a empresa até depois da venda. Além disso, a equipe que trabalhar nesse setor deve ajudar seu cliente a passar por obstáculos que venham aparecer como a implementação de um software.

Pois, como explicado antes, o objetivo do setor é melhorar a experiência do cliente com a ferramenta como um todo. E as vantagens disso, é que o cliente pode ter uma orientação mais adequada para fazer um bom uso do produto. Além disso, no primeiro momento ele poderá ver como o produto poderá se adequar a suas necessidades.

E poderá aproximar mais o cliente da sua empresa. Dessa forma, deixando o cliente mais satisfeito com o produto e tornando-o mais fiel a sua empresa.

IS x Customer success

A dúvida que muitos que estudam sobre o atendimento ao cliente, é implementation success e customer success é a mesma coisa? Ambos trabalham com o sucesso do cliente, mas não é a mesma coisa. O CS tem como objetivo principal melhorar a experiência do cliente no pós-venda.

Já no IS não ocorre da mesma forma, pois ele acompanha o cliente desde o início. Além disso, ele acompanha a primeira parte do processo de CS dentro dele. Ou seja, ele vem com o intuito de investir no conhecimento do cliente antes dele fechar negócio com a empresa. Isso para que ele possa ter a certeza de que é realmente o que ele quer e se adequa ao que ele precisa.

Portanto, o cliente é acompanhado e orientado em todas as etapas que ele venha passar antes da venda. Além disso, o IS também gera uma cultura dentro da empresa, nesse sentido de acompanhamento. Fazendo com que todas as áreas passem a usar de todas as ferramentas desse setor. Ou seja, ele trabalha para que o cliente se sinta acolhido e satisfeito com os esforços da empresa que o está atendendo.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales




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