Por que investir em roteirização?

Muitos não entendem ou sabem o que é a roteirização, mas ela é um processo da logística que define as rotas. Além disso, ela ajuda com entregas, coletas e execução de processos logísticos. Além de ser usada para o controle e redução de custos operacionais, que são ligados as rotas.

E entre seus gestores de frota, existem diversas ideias sobre os benefícios dela. Esses benefícios podem ajudar na redução de custos e na melhoria de seus processos.

Mas, quando falamos sobre rotas é importante lembrar do uso de novas tecnologias, para tornar os processos do dia a dia mais simples e eficazes. Ou seja, como hoje várias transportadoras contam com seus sistemas de gestão para logística, é importante acompanhar as novas tecnologias. Principalmente quando elas podem melhorar a gestão e inovar seus processos internos.   

Como atua a roteirização na logística? 

Routing é uma palavra que vem do inglês e significa encaminhamento. É um método que faz parte da roteirização e que define rotas ou paradas que devem ser cumpridas por seus motoristas. Além disso, ele também tem o objetivo de conhecer, visitar pontos afastados e pré-determinados que precisam de atendimento. 

Portanto, vale ressaltar que esse é um sistema que mostra o melhor caminho e é uma ferramenta usada para o rastreamento. Ela também permite o monitoramento de seus motoristas para saber se estão cumprindo a rota planejada e feita para eles.

Como a roteirização pode ajudar na gestão logística?

Os gestores dessa área e prestadores de serviço trabalham para conseguir atender o maior número de clientes possíveis. E isso ocorre porque eles tentam manter a entrada de receitas em seu fluxo todos os dias. Ou seja, o planejamento de pedidos precisa focar na realização de entregas e serviços dentro do prazo estipulado. 

Entretanto, como existe o aumento da demanda na área logística não é mais possível planejar a rota ideal manualmente. Mas hoje, gestores podem contar com o uso de sistemas desenvolvidos para conduzir esse tipo de planejamento. Essa tecnologia vêm com um papel importante para ajudar na saúde da empresa. 

Quais benefícios traz?

Ao usar um sistema automatizado para rotas, ele pode melhorar o tempo gasto para cada entrega. Dessa maneira, você estará melhorando suas operações e mantendo seus prazos em dia. E assim também mantendo seus clientes felizes. Outro benefício é o custo logístico, pois como ele soma os gastos com transporte, estoque e armazenagem com o uso de ferramentas esse custo diminui também.

Lembrando que os custos logísticos e o tempo de entrega não são os únicos benefícios e preocupações dos gestores da área. Eles se preocupam também com o trânsito, conservação dos veículos e segurança de seus condutores e carga. Portanto, ao levar em consideração a estrada os custos das operações também podem diminuir, assim como as horas extras de seus condutores.


Lisandra Sousa

GeoSales Marketing




Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.