como manter equipe de vendas de excelência

4 práticas para manter uma equipe de vendas de excelência

A equipe de vendas de uma empresa é um dos grupos mais importantes para garantir o lucro da companhia. São eles que entram em contato com os clientes, fecham os contratos e promovem diretamente a sua fidelização. Por isso, é importante investir bastante na qualidade desse time. Mesmo os vendedores mais talentosos precisam de auxílio dos gestores para se tornarem excelentes.

Para garantir que essa equipe terá o melhor desempenho possível, existem algumas práticas de gestão que podem ser realizadas no dia a dia da empresa. Separamos, aqui, 4 delas para que você possa melhorar o desempenho de suas vendas. Acompanhe:

1. Promover treinamentos regulares

Uma equipe de vendas de excelência não se faz da noite para o dia. Quem está começando nesse ramo geralmente não sabe exatamente como funciona uma comunicação eficiente em vendas, não reconhece sinais corporais ou apenas não possui os argumentos necessários para fechar a negociação.

Uma maneira simples de resolver isso é treinar sua equipe de forma regular, ensinando aos novatos como lidar com as vendas e reforçando essas lições junto aos veteranos. Se a própria empresa oferece tal auxílio, então é garantido que toda a equipe estará capacitada.

2. Criar sistemas de motivação e recompensa

Uma boa equipe de vendas é aquela que se esforça para conseguir alguns clientes a mais para a base. Porém, eles não devem ficar trabalhando além do horário apenas para beneficiar a empresa. Oferecer a contraparte pelo trabalho bem realizado é muito importante para incentivá-los a melhorar.

Uma meio simples é premiar com comissões extras ou alguns dias de folga para quem fechar um certo número de contratos até o fim do mês. A possibilidade de recompensa leva a maioria dos colaboradores a trabalhar com um pouco mais de qualidade e evita desgaste excessivo, já que o esforço terá valido a pena.

3. Oferecer feedback sobre o desempenho da equipe de vendas

Apesar de parecer bem simples contar o número de vendas realizadas ao longo do mês, nem sempre esse número reflete o real desempenho da equipe de vendas. O time pode estar perdendo oportunidades de fidelização ou ficando muito além do horário para obter um resultado apenas razoável.

É vital que o gestor ofereça um feedback claro e objetivo sobre o desempenho de determinado período. Durante essas reuniões, ele também deve citar exatamente o que precisa ser alterado para melhorar o desempenho, além de parabenizar os bons resultados.

4. Não ter medo de se reinventar

Uma equipe de vendas estática não é bem-sucedida por muito tempo. O perfil dos consumidores é sempre dinâmico, as demandas mudam e o seu time precisa acompanhá-las. Por isso, se as velhas práticas parecem não surtir mais efeito, pare e avalie a situação junto à sua equipe para aumentar a produtividade. Caso alguma mudança seja necessária, não tenha medo de recomeçar seus planos do zero.

Agora que você já sabe melhor como conseguir uma equipe de vendas de excelência, é hora de aplicar essas práticas com seu time. Tem alguma dúvida ou quer contar sua história? Então deixe um comentário!

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