Força de Vendas

Como elaborar um plano de vendas de sucesso

No mundo dos negócios o principal instrumento de vendas é a comunicação com o mercado. A GeoSales preparou esse artigo para que você entenda como elaborar um plano de vendas de sucesso em poucos passos e alavanque suas vendas. 

Para que as estratégias traçadas por profissionais sejam eficazes, elas devem ter treinamentos, produtos, preços e sistemas promocionais incluso dentro do seu plano de vendas. O trabalho de vendas torna-se mais difícil e complexo com a diferença entre produtos, pressão de clientes e a concorrência.

Elaborar uma plano de vendas é importante para estar à frente no mercado. Principalmente, quando algumas empresas são negligentes em aspectos que envolvem o setor de vendas e talvez não estejam dando atenção necessária para o produto que vendem.  

Para que essas empresas possam manter os clientes é preciso ter grandes vendedores que tenham a capacidade e o perfil para conquistar esses clientes em questão. É por meio de um plano de vendas que você terá informações detalhadas do seu ramo, serviços, produtos e saber o que seus clientes estão atrás.  

6 passos cruciais na elaboração do plano de vendas

Separamos seis passos para lhe ajudar a acompanhar a concorrência, conquistar e manter clientes, administrar a empresa e que fará seu negócio alavancar:

  1. Planejamento antecipado: Não deixe para fazer seu planejamento na última hora, pois terá pouco tempo para fazer análises e pôr em prática as ações que planejou. 
  2. Resultado dos últimos planos: É essencial questionar e entender se o último plano está dando resultados antes de ir para o próximo. Analise o que deu de errado e o que pode ser aproveitado, pois essas informações serão necessárias para o planejamento do plano de vendas do ano seguinte ou semestre seguinte.
  3. Metas: Durante a execução do plano pense em alguns objetivos iniciais. Portanto, esses objetivos ou metas traçadas precisam motivar sua equipe, devem ser realistas fazendo com que seu time sintam-se desafiados a conseguir ser mais eficaz. 
  4. Clientes: Foque em quem irá comprar seus produtos ou serviço. Além disso lembre-se, um bom plano de vendas deve ser feito de maneira que se alinhe com as expectativas e comportamento de seus clientes base e os que você está prospectando. Conhecendo o comportamento de seus consumidores fica mais fácil traçar perfis, assim chegando em soluções para o que eles procuram. Seu time deve procurar uma forma adequada para abordar os clientes e criar um bom relacionamento.
  5. Plano B: Seu plano de vendas pode ser modificado a qualquer momento, então, ele deve sim ter uma segunda opção caso a primeira não funcione como esperado. Ele deve ser pensado com uma margem de erros e flexibilidade para mudanças caso necessário. Por isso a importância do plano B, para sua estratégia de vendas e estarem preparados para as eventualidades que possam ocorrer. 
  6. Cenário das concorrentes: Analise onde seus concorrentes estão, suas ações, comportamento, como estão se posicionando e o que procuram. É importante monitorar quem vende e oferece o mesmo que você.

Pontos e ajustes no plano de vendas

Com essa estratégia fica mais fácil estabelecer a política de vendas e ter um objetivo principal para aumentar os lucros da sua empresa. Podendo também, desenvolver instrumentos de monitoramento de metas que foram ou serão estabelecidas.

É importante ressaltar que o setor comercial tem um papel fundamental, pois é o principal cartão de visitas da empresa. Trabalhe seu plano de vendas para que seja eficaz e não esqueça de definir e ajustar:

  • Metas;
  • Funil;
  • Conquistar novos clientes;
  • Fidelizar clientes existentes;

Comece traçando estas principais estratégias de crescimento com seus objetivos, metas de receitas e ações para conquistar novos clientes. O seu plano de vendas deve ser curto, direto e simples a ponto de crescer as vendas a partir de seus clientes base.


Marketing GeoSales

Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.

Esse artigo foi útil?
[Total: 1 Average: 5]

Deixe seu comentário