Como elaborar um plano de vendas de sucesso

No mundo dos negócios o principal instrumento de vendas é a comunicação com o mercado. A GeoSales preparou esse artigo para que você entenda como elaborar um plano de vendas de sucesso em poucos passos e alavanque suas vendas. 

Para que as estratégias traçadas por profissionais sejam eficazes, elas devem ter treinamentos, produtos, preços e sistemas promocionais incluso dentro do seu plano de vendas. O trabalho de vendas torna-se mais difícil e complexo com a diferença entre produtos, pressão de clientes e a concorrência.

Elaborar uma plano de vendas é importante para estar à frente no mercado. Principalmente, quando algumas empresas são negligentes em aspectos que envolvem o setor de vendas e talvez não estejam dando atenção necessária para o produto que vendem.  

Para que essas empresas possam manter os clientes é preciso ter grandes vendedores que tenham a capacidade e o perfil para conquistar esses clientes em questão. É por meio de um plano de vendas que você terá informações detalhadas do seu ramo, serviços, produtos e saber o que seus clientes estão atrás.  

6 passos cruciais na elaboração do plano de vendas

Separamos seis passos para lhe ajudar a acompanhar a concorrência, conquistar e manter clientes, administrar a empresa e que fará seu negócio alavancar:

  1. Planejamento antecipado: Não deixe para fazer seu planejamento na última hora, pois terá pouco tempo para fazer análises e pôr em prática as ações que planejou. 
  2. Resultado dos últimos planos: É essencial questionar e entender se o último plano está dando resultados antes de ir para o próximo. Analise o que deu de errado e o que pode ser aproveitado, pois essas informações serão necessárias para o planejamento do plano de vendas do ano seguinte ou semestre seguinte.
  3. Metas: Durante a execução do plano pense em alguns objetivos iniciais. Portanto, esses objetivos ou metas traçadas precisam motivar sua equipe, devem ser realistas fazendo com que seu time sintam-se desafiados a conseguir ser mais eficaz. 
  4. Clientes: Foque em quem irá comprar seus produtos ou serviço. Além disso lembre-se, um bom plano de vendas deve ser feito de maneira que se alinhe com as expectativas e comportamento de seus clientes base e os que você está prospectando. Conhecendo o comportamento de seus consumidores fica mais fácil traçar perfis, assim chegando em soluções para o que eles procuram. Seu time deve procurar uma forma adequada para abordar os clientes e criar um bom relacionamento.
  5. Plano B: Seu plano de vendas pode ser modificado a qualquer momento, então, ele deve sim ter uma segunda opção caso a primeira não funcione como esperado. Ele deve ser pensado com uma margem de erros e flexibilidade para mudanças caso necessário. Por isso a importância do plano B, para sua estratégia de vendas e estarem preparados para as eventualidades que possam ocorrer. 
  6. Cenário das concorrentes: Analise onde seus concorrentes estão, suas ações, comportamento, como estão se posicionando e o que procuram. É importante monitorar quem vende e oferece o mesmo que você.

Pontos e ajustes no plano de vendas

Com essa estratégia fica mais fácil estabelecer a política de vendas e ter um objetivo principal para aumentar os lucros da sua empresa. Podendo também, desenvolver instrumentos de monitoramento de metas que foram ou serão estabelecidas.

É importante ressaltar que o setor comercial tem um papel fundamental, pois é o principal cartão de visitas da empresa. Trabalhe seu plano de vendas para que seja eficaz e não esqueça de definir e ajustar:

  • Metas;
  • Funil;
  • Conquistar novos clientes;
  • Fidelizar clientes existentes;

Comece traçando estas principais estratégias de crescimento com seus objetivos, metas de receitas e ações para conquistar novos clientes. O seu plano de vendas deve ser curto, direto e simples a ponto de crescer as vendas a partir de seus clientes base.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.

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