Como escolher uma automação de força de vendas?

Para vender mais é preciso se destacar da concorrência. Além disso, também deve procurar entender o que exatamente quer e como escolher uma força de vendas que possa alavancar o seu negócio. Anos atrás era necessário o uso de computadores para acessar o sistema, mas atualmente tudo é bem prático de forma remota e instantânea. 

A busca por tecnologia para que operações sejam mais ágeis, práticas, autêntica, eficientes, confiáveis e assertivas ficam cada vez maior. Com isto também a melhora da gestão empresarial. As primeiras opções de implementação tecnológicas são os sistemas de gerenciamento de vendas e equipes comerciais. 

Muitas empresas estão investindo na praticidade e velocidade, ou seja, na automação de vendas. Isto se dá porque as equipes mais qualificados precisam de ferramentas boas para alcançar o sucesso. Entretanto quem precisa desta ferramenta não entende por onde deve começar a sua busca.

A melhor opção é um sistema operacional que grandes empresas usam ?

Para qualquer gestor comercial, gerente de vendas ou empreendedor, é sempre um desafio organizar uma equipe de vendas. Principalmente de uma maneira que traga resultados bons para a empresa. 

Hoje em dia existem várias opções de sistemas elaborados para atender demandas e necessidades diferentes. Talvez, escolher um software usado entre grandes empresas, apenas por reconhecimento não seja uma boa decisão. 

Seja sua empresa grande ou pequena, o sistema contratado deve ser desenvolvidos para atender as necessidades direcionadas. Consequentemente, o que é feito para suprir demandas de grandes empresas não atenderá médias e pequenas. O mesmo se aplicaria a empresas maiores.

O que devo perguntar a empresas que oferecem os serviços de força de vendas? 

A maioria das empresas tem ânsia insaciável e constante de vender mais. Para que isso aconteça, é preciso investir em um time. Principalmente, quando temos uma grande concorrência em quase todos os mercados. Contar com profissionais competentes faz uma diferença para que seu negócio tenha bons lucros.

É sempre complicado organizar uma equipe de vendas com papeladas que devem ser entregues no início do expediente, ou, rotas. Mas, você pode está melhorando o potencial do seu time com o uso de ferramentas para automação de vendas. Certamente, a ferramenta seria algo que pode ser de grande utilidade entre gestores e vendedores.

Para ajudar na busca sobre força de vendas separamos algumas perguntas que podem lhe auxiliar a escolher um bom sistema;

  • A plataforma de força de vendas oferece acesso remoto?
  • Existe análises avançadas para identificar áreas que precisam de ajustes?
  • O funil de vendas é completo e intuitivo?
  • Há um cadastro centralizado dos clientes?
  • É compatível com dispositivos móveis?
  • Permite integração com sistemas ERP ou tem o seu próprio?
  • Faz segmentação?
  • Quais relatórios se tem acesso? 
  • Imprime relatórios? 
  • Têm como saber a rota do dia de representantes da empresa?

Mudanças e adequação da plataforma na minha empresa

É fundamental encontrar um programa que se adeque ao seu tipo de negócio. Como resultado, ele deve oferecer uma fácil integração e consiga se adaptar ao funcionamento da sua empresa. Portanto, após escolher seu software é possível implementá-lo a sua equipe. 

Existe a possibilidade de treinar seus representantes para que possam conhecer e se adaptar a ferramenta. Mas, você pode escolher uma opção de homologação. Além disso seus funcionários poderiam está fazendo testes junto com a empresa que estaria contratando para automação de força de vendas.  

O impacto das mudanças dentro da sua empresa não afetará apenas seus colaboradores. Ou seja, seus clientes notarão a melhora no atendimento,  agilidade para resolver problemas e necessidades.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


GeoSales é uma empresa especialista em automação de força de vendas. Onde, oferece uma visão estratégica com indicadores de desempenho da empresa, em tempo real mais integração com sistemas ERP, controle de acesso e outras funcionalidades.

Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.