Quais vantagens traz o uso do CRM de vendas?

O Customer Relationship Management (CRM) de vendas é um software que auxilia as empresas voltadas para vendas a entender seus clientes. A ferramenta ajuda com a produtividade e principalmente a sua empresa vender mais. É uma plataforma que trabalha com gestão de relacionamento com o cliente já existente. Assim, facilitando na prospecção de novos clientes e contribuindo na reconquista de clientes perdidos.

O CRM é um sistema usado principalmente nos setores comerciais e de marketing. É uma ferramenta usada para coleta de informações, organização e também gestão de dados sobre o mercado. Além disso, a ferramenta de CRM centraliza a reposição e registro de históricos de relacionamento que sua empresa teve com seus clientes. É um sistema próprio para estratégia de vendas. 

As empresas que trabalham com CRM podem aumentar a taxa de retenção em 5%. E gerando também um lucro de até 95%, segundo a pesquisa feita pela empresa Bain & Co. Entretanto apenas vender não basta, é importante ter um sistema, estratégias para gerenciar a relação com os clientes e entender os processos. 

Pensando em ajudar você empreendedor, gestor, supervisor ou até mesmo vendedor a entender sobre a ferramenta, a GeoSales desenvolveu esse artigo com alguns benefícios que a plataforma pode trazer.

Como o CRM pode ajudar a melhorar a comunicação da minha equipe?

Uma das soluções proposta pela ferramenta CRM é a ajudar com a comunicação da equipe de vendas. E auxiliando na construção da comunicação dentro do departamento. Mas, como esse sistema vai melhorar a comunicação do setor? Bem, o CRM usa da partilha de dados entre os profissionais da área. Podendo ser tanto comercial quanto de marketing para melhorar a comunicação entre os mesmos. 

Portanto ao em vez de trabalhar fazendo ligações telefônicas para o suporte. O seu representante só precisará dirigir-se ao sistema CRM e acessar as informações que precisa. Por exemplo,  e-mail que mandou com algumas informações de cliente ou informações coletadas de clientes. 

Entretanto o sistema também pode considerar eventos para que outros da área possam estar colaborando com uma negociação. Assim,  tornando-se uma ferramenta competente para comunicação interna. 

Por que usar o CRM de vendas para aumentar meu ticket médio?

Bem como citado anteriormente os dados são coletados pelo sistema de CRM. Assim, os vendedores podem ter informações sobre todo o histórico de vendas e também sobre ticket médio. Além disso, essas informações são usadas para a melhoria das negociações e para aumento de vendas de seus clientes. 

Seus vendedores podem rapidamente está analisando o perfil do cliente. Assim como também vendo informações do que ele realmente precisa no momento. Dessa maneira o seu representante pode ofertar produtos ou serviços que sejam similares  ao que o cliente precisa no momento.

Como o CRM de vendas pode melhorar o relacionamento com os clientes ativos? 

Acima de tudo o relacionamento com o cliente é algo muito importante. E é prezado por diversas plataformas e serviços de comunicação como o Help Desk, Customer Service ou Customer Success, dentre outros. 

Entretanto ao usar essa plataforma como uma estratégia. Todas as negociações que envolve manutenção, venda de produtos e comercialização de produtos ou serviços passam a ser executadas de uma maneira mais organizada e sistemática. Assim, aumentando e potencializando a gestão estratégica de vendas.

Uma dica importante para quem tem o interesse de melhorar o relacionamento ou serviços com o cliente é a melhor compreensão dos problemas que o seu cliente está passando. Pois dependendo do resultado a possibilidade de fidelização do cliente aumenta.

A ferramenta passa a criar uma necessidade de receber e registrar feedbacks. E os dados gerados podem ser usados por sua equipe comercial ou de marketing para a definição de um plano de ação.

Dica GeoSales

Sistemas de CRM se torna interessante para ser usado, pois você passará a entender melhor sua empresa e até mesmo o seu produto. Lembrando que é importante que a sua empresa esteja em dia com os processos, organização e foco com os clientes. 

Dessa forma a ferramenta poderá ser uma poderosa aliada na evolução do plano de gestão para o relacionamento com o cliente. Porém, com um software de vendas como o CRM, Força de Vendas ou B2B é necessário e praticamente obrigatório que sua equipe de vendas conheça seu produto. Isso para que eles conheçam melhor o mercado e os clientes que irão lidar.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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