Entenda a importância do help desk no atendimento ao cliente

Entenda a importância do help desk no atendimento ao cliente

Aumentar as vendas e fidelizar clientes é o desejo de toda empresa. O help desk no atendimento ao cliente é uma das estratégias a ser utilizada, especialmente diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Produto de excelência deixou de ser um diferencial competitivo, tornando-se uma obrigação. Para se diferenciar, é preciso focar em fatores como eficiência logística e atendimento diferenciado, transformando uma experiência negativa em oportunidade para gerar engajamento e fidelizar clientes.

Este artigo aborda o que é help desk, a sua importância para o atendimento ao cliente, como ele funciona e suas principais vantagens. Confira!

O que é e como funciona o help desk

Quando se fala em help desk lhe vem a mente suporte? Essa ligação é natural, até porque esse era o principal uso. No entanto, esta ferramenta é muito mais do que isso.

O comportamento do consumidor está mudando rapidamente e uma das principais características está na busca pela multicanalidade, ou seja, poder interagir com a empresa por diversos meios.

Nesse conceito, o help desk se atualizou, e hoje é um dos principais canais para atender todas as necessidades e desejos dos clientes (independentemente de onde ele estiver), desde sanar dúvidas e dar dicas práticas, até realizar vendas e oferecer soluções personalizadas.

Outro diferencial é que esse contato pode ser via web, telefone, aplicativos e pode ser realizado antes, durante e depois da compra.

Principais vantagens do help desk

Equilibra o faturamento da empresa

Pesquisas indicam que a aquisição de novos clientes custa de 6-7x mais que manter um bom cliente. Ao mesmo tempo, sabemos que a maioria das pessoas que deixam de comprar porque não ficaram satisfeitas com o atendimento recebido.

A partir do momento que você prioriza o atendimento e suporte ao cliente, você está atuando para satisfação do cliente, garantindo faturamento recorrente para a empresa.

Aumento de ticket médio

Embora o preço seja um fator importante na decisão de compra, a experiência é ainda mais, especialmente para itens com maior valor agregado.

Investir para oferecer uma experiência única para o consumidor, além de tendência é uma decisão inteligente. Afinal, pesquisas indicam que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência diferenciada.

Suporte faz parte do produto

O suporte é encarado pelo cliente como parte inerente ao produto. Ao adquirir um produto ou serviço, as pessoas querem total apoio da empresa para desfrutar da melhor forma e, quando isso não acontece, o relacionamento entre cliente e empresa fica comprometido.

O help desk no atendimento ao cliente faz toda a diferença no suporte e mantém o cliente satisfeito, gerando engajamento, fidelização e até indicação para novos clientes.

Como implantar em sua empresa

Depois de todas essas vantagens, certamente você deseja contar com essa solução no seu negócio. Mas, para implantar com sucesso o help desk em sua empresa é preciso seguir alguns passos:

  • criar políticas comerciais;
  • definir metas claras;
  • criar e monitorar indicadores de desempenho para acompanhar a evolução;
  • treinar a equipe;
  • escolher a melhor aplicação.

Agora você já sabe como o help desk no atendimento ao cliente é importante para otimizar a relação da empresa com os consumidores, aumentar o engajamento, fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e gerar uma experiência única.

Se você busca uma abordagem diferente, e ao mesmo tempo inovadora, descubra agora a nova tendência do marketing, o H2H — Human to Human!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0 Average: 0]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário