Como reter talentos? Evite que seus melhores vendedores vão embora

Como reter talentos? Evite que seus melhores vendedores vão embora

Saber como reter talentos é uma das coisas mais importantes para qualquer gestor. Profissionais qualificados contribuem para o crescimento da empresa e motivam seus colegas a melhorar. Para ficar claro, talentos são pessoas que produzem resultados acima da média, com eficiência e qualidade.

Essa necessidade se destaca ainda mais pela complexidade de encontrar pessoas qualificadas. Segundo uma pesquisa do ManpowerGroup, o Brasil está entre os cinco piores países do mundo para se contratar pessoas competentes para as atividades.

Pensando na necessidade de reter talentos, criamos um post especialmente para você. Vamos te dar algumas dicas de como manter esses profissionais satisfeitos e motivados, para que continuem trabalhando na sua empresa. Confira:

Melhore a comunicação

Uma boa comunicação interna contribui para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, alinhar melhor a equipe de vendas e integrar novos colaboradores. Isso, sem qualquer dúvida, possui um forte efeito na retenção dos talentos.

Para melhorar o diálogo dentro da sua empresa, comece incentivando os líderes a comprometerem-se mais com o assunto. Estimule a comunicação entre supervisores e subordinados, mantendo sempre uma relação de respeito e transparência. Feedbacks são muito importantes.

Além disso, o ideal é que canais de comunicação sejam implementados internamente. Além do tradicional mural de recados, o uso das redes sociais corporativas, aplicativos mobile e outros sistemas facilitam o trabalho da equipe. Esse é o primeiro passo!

Invista no bem-estar da sua equipe

A qualidade de vida no trabalho também influencia bastante na retenção de talentos. Quando a organização possui um ambiente agradável, os colaboradores sentem-se mais confortáveis para atuar e entregar melhores resultados.

Segundo pesquisa da Sodexo, pequenas e médias empresas que investem no bem-estar interno são, em média, 70% mais rentáveis, 86% mais produtivas e 76% mais atraentes.

Você pode melhorar o bem-estar dos colaboradores aos poucos. Crie um bom clima organizacional, seja mais flexível quanto aos horários, equilibre a vida profissional/pessoal de cada trabalhador e invista na liderança pelo exemplo. Comemorações de aniversários do mês e lembranças de datas comemorativas também agregam valor para o ambiente.

Utilize a tecnologia a seu favor

É essencial que as empresas invistam em inovação. Um bom software pode facilitar as atividades do profissional, proporcionando uma melhor experiência de trabalho. Quanto mais ferramentas tecnológicas, maior a possibilidade de obter grandes resultados.

Um bom software de vendas, por exemplo, pode contribuir para a otimização de cada atividade-chave, desde a pré-venda até o pós. Assim, é possível melhorar a comunicação, o controle, o planejamento e o monitoramento dos resultados alcançados.

Ofereça boas recompensas para reter talentos

Além de tudo, é importante oferecer boas recompensas para seu time de trabalho. Isso é fundamental para criar um sentimento de merecimento e pertencimento em relação à empresa. Essas ações geram engajamento e incentiva os vendedores a baterem metas.

Mas não são apenas recompensas financeiras como comissão, participação nos lucros e bonificações que devem ser feitas. Um dia de folga remunerado, vaga exclusiva na garagem, elogios e agradecimentos também contam muito para a satisfação profissional.

Falamos aqui de dicas bem simples de como reter talentos que podem ser facilmente aplicadas em sua empresa. Importante sempre se lembrar de promover a comunicação interna e um bom clima de trabalho, além de investir em novas tecnologias e recompensar os vendedores pelos resultados.

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!

Esse artigo foi útil?
[Total: 1 Average: 5]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário