Como atacadista ou distribuidor, seu time de vendas é a ligação entre seus produtos e os clientes. Criar métricas de vendas é extremamente importante para avaliar o desempenho dos colaboradores, indicando exatamente o que você deve fazer e quais indicadores acompanhar.
Neste post, mostraremos as principais métricas que você deve criar, adaptando-as às especificidades de seu segmento e às características gerais de sua empresa. Esforçar-se para que cada uma delas atinja seus objetivos será útil para que a equipe de vendas trabalhe de forma alinhada.
Quer saber mais sobre as métricas de vendas? Então continue acompanhando este post!
Tempo médio para fechar uma venda
Essa métrica é, na verdade, muito simples. Trata-se de saber com precisão quanto tempo é gasto, em média, para uma venda ser fechada. Geralmente, um ciclo mais curto de vendas significa mais tempo disponível para fechar novas vendas. Desse modo, o ideal é reduzir esse tempo tanto quanto possível.
Ao olhar para seu time de vendas como um todo, essa métrica ajudará a mensurar a eficácia global dos métodos empregados e a qualidade dos leads de vendas. Além disso, ela poderá ser usada para identificar qual colaborador está fechando negócios no menor tempo ― e como isso pode ser replicado para toda a equipe.
Essa média deve permanecer estável ao longo do tempo e, se houver quaisquer mudanças bruscas, vale a pena examinar os fatores que possivelmente estejam causando as alterações.
Oportunidades encerradas
Essa é uma métrica que considera todas as oportunidades geradas e, a partir disso, identifica quantas delas acabaram como venda. Uma boa ideia é utilizar essa métrica para garantir que nenhum lead valioso seja subaproveitado.
Taxa de conversão por vendedor
Acompanhar a média de conversões realizadas por vendedor é uma excelente forma de avaliar a performance individual de cada integrante de seu time de vendas. Em um nível mais alto, esses dados podem ser cruzados com suas metas de receitas para descobrir se você está direcionando corretamente suas estratégias de vendas.
Volume de vendas por localidade
Sua empresa vende mais em um local do que em outro? Vários fatores podem entrar em cena para determinar por que seus produtos atingem melhores resultados em determinados lugares: desde a performance de seu time de vendas até o nível da demanda.
Manter o controle desses volumes contribuirá para que você ajuste as ofertas para cada localidade específica.
Volume de vendas por linha de produtos
Essa métrica deve rastrear suas diferentes linhas de produtos e o seu nível de vendas. Isso também pode variar de acordo com a localização ou a equipe de vendas. Todavia, é uma informação valiosa para fundamentar o desenvolvimento e possíveis mudanças de produtos.
Considerações necessárias ao criar métricas de vendas
Essas (e outras) métricas podem ser usadas em qualquer segmento, mas os números reais podem variar dependendo do volume geral de seus negócios e do que seus clientes costumam solicitar.
Dessa forma, você deve ajustar suas expectativas com relação a cada uma delas ou somente utilizar aquelas que façam sentido para a sua empresa.
De modo geral, o desempenho do seu time de vendas deve ser avaliado em vários níveis: individualmente, coletivamente e em comparação com a concorrência. Criar métricas de vendas que considerem todos esses níveis dará a você uma percepção mais acurada da performance de vendas do seu negócio.
Agora que você já viu como criar métricas de vendas, que tal aplicar algumas excelentes técnicas para persuasão de vendas?