Os 4 erros mais graves no setor de vendas e como evitar

dicas para não errar no setor de vendas

Saber negociar é uma arte fundamental para quem atua no setor de vendas. Afinal, não são todos os colaboradores que conseguem transmitir confiança e segurança para o cliente ao fechar um negócio. Por isso, é importante prestar ainda mais atenção nesse momento para evitar falhas imperdoáveis, que podem comprometer a venda.

Para ajudá-lo nesse processo, listamos abaixo os principais erros no setor de vendas, além de indicar formas simples de como evitá-los. Veja só:

1. Intimidar o cliente para realizar vendas instantâneas

Obviamente, todo vendedor quer efetivar a venda no primeiro contato com o cliente. Para obter êxito na tarefa, ele acaba pressionando esse cliente excessivamente. Nessa situação, o consumidor se sente quase que obrigado a adquirir um produto, mesmo que ele não tenha interesse em comprar agora.

Tal experiência é totalmente negativa, fazendo com o cliente não só desista da empresa permanentemente, como também dê péssimas referências sobre o empreendimento.

Para evitar essa situação drástica, o indicado é atender o cliente de forma cordial, sem se impor, isso é, sem tentar realizar uma venda imediata. Apresente adequadamente os produtos e deixe que ele tome a decisão no tempo que for necessário. Tenha em mente que uma comunicação eficiente é o melhor caminho para o sucesso.

2. Enganar a clientela

Não é raro o caso em que a equipe de vendas falta com a honestidade para conseguir fechar um negócio. O quadro de efetivos, nesse contexto, passa informações incorretas ou incompletas para conquistar a confiança do cliente e, consequentemente, realizar a venda.

Essa situação é um erro gravíssimo, que em um futuro breve vai prejudicar a imagem da empresa. A partir desse momento, a empresa perderá mais um cliente, que não gastará muito tempo para descobrir que foi enganado.

Que tal, então, ser sempre sincero com o seu público e oferecer os dados corretos dos produtos? Assim, os clientes vão adquirir itens que, de fato, atendem suas necessidades. Além do mais, dessa forma, a equipe terá um relacionamento real e honesto com ele, facilitando a vida do setor de vendas.

3. Alterar repentinamente o preço dos produtos

Enquanto cliente, não há nada mais desagradável do que chegar à empresa e se deparar com novos preços, que há um dia estavam com outros valores ― obviamente mais baratos. Essa atitude pode parecer inofensiva, mas é motivo suficiente para que ele não realize novas compras e, claro, não volte nunca mais ao empreendimento.

Então, quando for oferecer descontos, pratique preços justos e reais, que sejam possíveis de manter durante um certo tempo. Tal posicionamento vai render pontos extras com os clientes, ajudando no processo de fidelização.

4. Realizar as perguntas erradas

Durante a negociação, o setor de vendas, por inexperiência ou até mesmo por nervosismo, é capaz de realizar perguntas indevidas ou inadequadas, o que é um verdadeiro tiro no pé. Pois tais questionamentos podem despertar no cliente outras dúvidas, tornando a venda cada vez mais difícil.

A clássica pergunta “qual a forma de pagamento”, por exemplo, pode ser um tiro no pé se realizada em um momento inoportuno. Imagine só: o cliente ainda está pontuando suas necessidades em relação ao produto e antes mesmo de tentar solucionar o seu problema, o comerciante inicia o assunto sobre preços e condições de aquisição.

Percebe, nesse contexto, que tal atitude gerará uma má impressão, prejudicando a negociação? Para não ter erro, o recomendado é elaborar perguntas referentes às expectativas dos potenciais consumidores. Assim, será possível verificar qual o desejo dele, além de entender suas exigências.

Pode apostar: se o setor de vendas não cometer os erros citados, a efetivação do negócio é praticamente garantida. É só questão de tempo até o cliente voltar e fechar de vez a compra.

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