Inside Sales: o que é, vantagens e desafios na implementação

Se tornou comum empresas brasileiras adotar o modelo de Inside Sales, onde vendas não precisam ser presenciais. Por que essas empresas estão investindo nessa modalidade de vendas? Essas empresas começaram a investir na otimização do tempo e recursos, isso para que suas operações comerciais se tornem mais sustentáveis. 

O Inside Sales é uma modalidade de vendas internas, ou seja, trabalha com a venda sendo realizada dentro da sua própria empresa. Assim, o vendedor pode se beneficiar da tecnologia para realizar apresentações à distância. Esse método reduz custos de deslocamento, aumenta a produtividade da sua equipe de vendas e os lucros. 

Essa modalidade é usado principalmente para vendas com um alto nível de complexidade. Empresas que adotaram esse método usam técnicas de vendas por e-mail, telefone, mídias sociais digitais, marketing e sua forma de apresentações são feitas por videochamadas.  Para quem não compreende ainda a modalidade do Inside Sales a GeoSales Tecnologia separou algumas informações que vão ajudar a entender mais sobre.

Inside Sales pode ser considerado telemarketing? Como minha empresa pode se aproveitar do IS?

Esse modelo de vendas não pode ser considerado telemarketing, pois não é um método tradicional como o telemarketing. Os formatos tradicionais como o telemarketing tem uma grande rejeição por parte dos consumidores. E o IS veio com um objetivo diferencial de inovar o modelo de vendas que são mais complexos, trabalhando de maneira remota. 

O Inside Sales opera melhor para a venda de produtos de maior complexidade, como, por exemplo a venda das ferramenta de Força de Vendas ou até mesmo B2B. Onde o vendedor precisará de um maior  conhecimento sobre o produto. Assim, a venda será realizada remotamente, após uma série de reuniões virtuais. 

A empresa passa a gastar menos com transporte e a possibilidade de vendas se tornar maior. Além disso, o tempo para prospectar seria melhor aproveitado e dividido, pois sua equipe teria uma lista maior de prospect para atendimento ao dia. Sua empresa pode está aproveitando também as vantagens com a diminuição dos custos e aumento da produtividade da sua Força de Vendas (equipe de vendas).

Qual a diferença de Inside Sales e Outside Sales?

Ambos tem seus aspectos únicos, mas sua principal diferença são as visitas presenciais à clientes. Além das etapas e processos que influenciam uma venda, os dois podem ser parecidos conforme o plano de vendas. 

Apesar de suas diferenças, no IS o cliente pode ver uma apropriação maior de conhecimento por parte do vendedor. Enquanto no Outside Sales dificilmente fará mais que três visitas por dia, tendo o ticket médio e a remuneração maior. Entretanto apesar do benefício ser bom e proveitoso para o vendedor os custos são altos e as possibilidades de fechamento de vendas não tantas.

Como somar o Inside Sales à vendas presenciais? 

Se sua empresa quer inovar e mudar o tradicional, apesar de não ter uma certeza que seja uma melhor opção, ainda existe a possibilidade de mesclar o presencial e o remoto. Principalmente porque o IS se aplica facilmente à venda de produtos e em especial a serviços mais complexos que precisa de alguns encontros há mais.  

O IS realiza demonstrações do serviço ou produto, como também constrói propostas e planos de execução. Esses aspectos encontrados no modelo de Inside Sales é comum no mercado B2B, mas também podem ser vistas em serviços/produtos B2C ou Automação de Força de Vendas. Entretanto vendas presenciais demanda avaliações in loco e clientes que valorize  visitas presenciais. 

Às vezes a não adaptação pelo novo pode vir pela dúvida de algo não ser o que parece, mas modelos de vendas 100% remotas não são menos humanizadas ou menos personalizadas. Além disso, existem maneiras de ter um modelo misto, onde seu representante comercial atue presencialmente apenas em etapas que seja necessário, como a demonstração do produto ou até mesmo um treinamento.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


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