Inside Sales: o que é, vantagens e desafios na implementação

Se tornou comum empresas brasileiras adotar o modelo de Inside Sales, onde vendas não precisam ser presenciais. Por que essas empresas estão investindo nessa modalidade de vendas? Essas empresas começaram a investir na otimização do tempo e recursos, isso para que suas operações comerciais se tornem mais sustentáveis. 

O Inside Sales é uma modalidade de vendas internas, ou seja, trabalha com a venda sendo realizada dentro da sua própria empresa. Assim, o vendedor pode se beneficiar da tecnologia para realizar apresentações à distância. Esse método reduz custos de deslocamento, aumenta a produtividade da sua equipe de vendas e os lucros. 

Essa modalidade é usado principalmente para vendas com um alto nível de complexidade. Empresas que adotaram esse método usam técnicas de vendas por e-mail, telefone, mídias sociais digitais, marketing e sua forma de apresentações são feitas por videochamadas.  Para quem não compreende ainda a modalidade do Inside Sales a GeoSales Tecnologia separou algumas informações que vão ajudar a entender mais sobre.

Inside Sales pode ser considerado telemarketing? Como minha empresa pode se aproveitar do IS?

Esse modelo de vendas não pode ser considerado telemarketing, pois não é um método tradicional como o telemarketing. Os formatos tradicionais como o telemarketing tem uma grande rejeição por parte dos consumidores. E o IS veio com um objetivo diferencial de inovar o modelo de vendas que são mais complexos, trabalhando de maneira remota. 

O Inside Sales opera melhor para a venda de produtos de maior complexidade, como, por exemplo a venda das ferramenta de Força de Vendas ou até mesmo B2B. Onde o vendedor precisará de um maior  conhecimento sobre o produto. Assim, a venda será realizada remotamente, após uma série de reuniões virtuais. 

A empresa passa a gastar menos com transporte e a possibilidade de vendas se tornar maior. Além disso, o tempo para prospectar seria melhor aproveitado e dividido, pois sua equipe teria uma lista maior de prospect para atendimento ao dia. Sua empresa pode está aproveitando também as vantagens com a diminuição dos custos e aumento da produtividade da sua Força de Vendas (equipe de vendas).

Qual a diferença de Inside Sales e Outside Sales?

Ambos tem seus aspectos únicos, mas sua principal diferença são as visitas presenciais à clientes. Além das etapas e processos que influenciam uma venda, os dois podem ser parecidos conforme o plano de vendas. 

Apesar de suas diferenças, no IS o cliente pode ver uma apropriação maior de conhecimento por parte do vendedor. Enquanto no Outside Sales dificilmente fará mais que três visitas por dia, tendo o ticket médio e a remuneração maior. Entretanto apesar do benefício ser bom e proveitoso para o vendedor os custos são altos e as possibilidades de fechamento de vendas não tantas.

Como somar o Inside Sales à vendas presenciais? 

Se sua empresa quer inovar e mudar o tradicional, apesar de não ter uma certeza que seja uma melhor opção, ainda existe a possibilidade de mesclar o presencial e o remoto. Principalmente porque o IS se aplica facilmente à venda de produtos e em especial a serviços mais complexos que precisa de alguns encontros há mais.  

O IS realiza demonstrações do serviço ou produto, como também constrói propostas e planos de execução. Esses aspectos encontrados no modelo de Inside Sales é comum no mercado B2B, mas também podem ser vistas em serviços/produtos B2C ou Automação de Força de Vendas. Entretanto vendas presenciais demanda avaliações in loco e clientes que valorize  visitas presenciais. 

Às vezes a não adaptação pelo novo pode vir pela dúvida de algo não ser o que parece, mas modelos de vendas 100% remotas não são menos humanizadas ou menos personalizadas. Além disso, existem maneiras de ter um modelo misto, onde seu representante comercial atue presencialmente apenas em etapas que seja necessário, como a demonstração do produto ou até mesmo um treinamento.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales


Gostou do nosso artigo? Imagino que provavelmente vai querer ver outros. Chega mais na nossa última publicação.

Esse artigo foi útil?
[Total: 1 Average: 1]

Deixe seu comentário