5 passos para elaborar um planejamento estratégico comercial

passo a passo da elaboração de um planejamento estratégico

É fato que o planejamento estratégico comercial é fundamental para garantir melhores resultados em uma empresa, contribuindo com a consolidação da marca no mercado. Entretanto, mesmo fundamental, alguns gestores e gerentes ficam um pouco confusos em relação a como elaborar adequadamente um cronograma eficaz.

Qual a primeira ação recomendada? O que deve-se abordar em tal conteúdo? Quais os benefícios de um planejamento? Esses são apenas alguns dos questionamentos, que dificultam o processo.

Para acabar de vez com as dúvidas, elaboramos um material especial, contemplando o passo a passo para elaborar um planejamento estratégico ideal, capaz de fortalecer não só os procedimentos internos, mas a empresa como um todo. Acompanhe:

1. Trace os objetivos no planejamento estratégico

O primeiro passo para desenvolver um planejamento eficiente é estipular metas para o empreendimento a curto, médio e longo prazo, afinal não é possível colocar nada em prática quando ainda não se tem em mente quais os propósitos das ações e nem onde se quer chegar, certo?

Por isso, é primordial elaborar um cronograma especificando todas as ações que serão desenvolvidas, além de detalhar qual o propósito de tais planos. Somente assim será possível dar continuidade, de forma estruturada, ao processo.

2. Faça um levantamento empresarial

Esse é outro item essencial, que precisa de atenção redobrada. Auxiliando o tópico anterior, para conseguir determinar as ações necessárias e efetivá-las com sucesso, é necessário também realizar um levantamento interno para verificar a real situação da empresa e, assim, constatar quais os setores que precisam de mais cuidado e investimento.

O momento ainda é propício para fazer um diagnóstico do mercado, isso é, analisar como o empreendimento pode ser afetado não só pelas questões internas, mas também externas. Estude, nesse contexto, as possíveis ameaças e oportunidades que podem surgir tanto no presente como no futuro.

3. Crie um plano de ação

Não basta apenas ter ideias brilhantes. É preciso tirá-las do plano imaginário e colocá-las no papel, criando estratégias para consolidá-las. Por isso, é tão importante elaborar um plano de ação que será capaz de direcionar os esforços, facilitando a implementação das ações, que visam o desenvolvimento da distribuidora de maneira consistente e gradual.

4. Estabeleça indicadores de controle

Antes de colocar em prática o planejamento estratégico, lembre-se também de determinar algumas métricas e indicadores de controle, pois por meio deles, é possível mensurar os resultados. Quer um exemplo mais claro? Então, vamos lá: suponha que o intuito era aumentar o número de vendas, certo? Agora, é preciso estabelecer um mecanismo para avaliar se a meta foi alcançada, concorda? E aí fica a pergunta: como será analisado esse caso?

Existe a possibilidade de levar em consideração o faturamento, o número de pedidos ou até mesmo as próprias vendas. Não existe um recurso certo, o importante é criar algum indicador que seja compatível com a necessidade e realidade da empresa.

5. Monitore os processos

Acompanhar as atividades de implementação é o ideal para que, no fim, tudo ocorra conforme o planejado, já que a presença da gerência durante a execução dos novos procedimentos ajuda a esclarecer as possíveis dúvidas dos envolvidos, solucionando os impasses no próprio instante. Por isso, tal alternativa é altamente recomendada, facilitando todo o processo.

Seguindo os passos indicados, pode apostar que você conseguirá estruturar um planejamento estratégico comercial eficiente, capaz de não só alavancar o negócio como também otimizar os processos internos e aumentar a produtividade da equipe.

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