Quando pensamos em vendas, rapidamente lembramos de fenômenos reconhecidos mundialmente, como Sílvio Santos, Donald Trump, Zig Ziglar, Alexandre Costa, entre muitos outros.
Sempre buscamos a inspiração nessas personalidades para identificar os traços marcantes de um bom vendedor e, embora isso seja fundamental para o aprimoramento, não seria interessante mudar um pouco a perspectiva da análise?
Em vez de nos perguntarmos o que faz um bom vendedor, que tal mudarmos a questão e investigarmos por que algumas pessoas acabam fracassando em vendas? Podemos aprender bastante com os maiores erros cometidos, afinal, evitá-los também é o caminho para o sucesso. Confira tudo isso no post de hoje!
Não focar em satisfação
Metas, metas e mais metas. Vendedores são movidos pelos números diariamente. Acontece que bater uma meta não significa sucesso, necessariamente. Se estamos empurrando produtos ou serviços para o cliente, sem uma negociação efetiva e um processo de convencimento, o resultado para o vendedor, no médio e longo prazo, pode ser catastrófico.
Muitos acham que a função do vendedor é vender. É claro que não estão completamente errados, mas essa tarefa precisa ser realizada em conjunto com outra, tão importante quanto: garantir a satisfação do cliente. Não focar nisso é, sem dúvidas, o principal motivo pelo qual algumas pessoas acabam fracassando em vendas.
Não respeitar o funil de vendas
Não, você não pode fazer uma abordagem genérica para todos os clientes. É fundamental respeitar o funil de vendas, ou seja, os perfis de topo, meio e fundo de funil. Cada um desses momentos possui características que precisam ser respeitadas para que você, de fato, atenda as necessidades do cliente.
Portanto, antes de realizar a sua abordagem de vendas, procure descobrir em qual momento do funil o cliente se encontra. Assim, poderá se adaptar para atendê-lo da forma mais apropriada possível.
Não buscar a capacitação
Muitos vendedores acham que o trabalho de vendas apenas é desenvolvido pela prática. Esse é um grande erro, afinal, bons vendedores estão sempre procurando aprimorar suas habilidades para garantir melhores resultados.
É muito importante, portanto, buscar a capacitação. Assim, é possível conhecer novas técnicas de vendas ou, simplesmente, aprender habilidades diferenciadas, como o uso da linguagem corporal. Todo aprendizado é bem-vindo para quem atua nesse ramo.
Não definir uma estratégia
Por fim, o último motivo pelo qual as pessoas acabam fracassando em vendas é a falta de uma estratégia clara para abordar o cliente. A preparação é muito importante, pois podemos antever motivos de recusa, entre muitas outras coisas, e preparar respostas para cada tipo de situação apresentada pelo cliente.
Procure elaborar mapas mentais com todo o ciclo da negociação para tentar aumentar as suas chances de sair da abordagem com um resultado positivo. Lembre-se, é claro, de sempre manter o foco na satisfação, e não apenas na venda.
Agora que você já sabe por que muitas pessoas acabam fracassando em vendas, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos vão te a ajudar a otimizar seus processos, ter uma gestão eficaz e organizar seu time de vendedores?