Quais são as vantagens das alianças estratégicas entre empresas?

Alianças estratégicas são acordos mútuos entre duas ou mais empresas para cooperar em vendas de produtos, serviços ou fabricação. Mas vale ressaltar que essas alianças devem ser usadas para aproveitar as diversas oportunidades que o mercado oferece.

Mas qual é a importância dessas alianças para empresas de tecnologia? Ter uma parceria envolve capacidade produtiva, canais de aquisição, desenvolvimento de soluções, criação de produtos ou até mesmo financiamento de projetos.

Porém, no caso da tecnologia essa aliança pode ser feita por meio da integração de softwares onde ambas as empresas se unem para um objetivo comum, como vendas ou até mesmo troca de leads. Por exemplo, hoje diversas empresas de CRM, ERP, CPaaS ou Força de Vendas se unem para que tenham soluções juntas, ou seja, é unificado duas ferramentas com o mesmo proposito.

Por que contar com alianças estratégicas?

Para entender melhor o por que contar com uma parceria, vamos considerar primeiro o ciclo de vida do produto. O ciclo de vida de um produto é determinado pela necessidade de inovar, certo? Enquanto algumas empresas trabalham em um produto de maneira lenta, outras trabalham de uma maneira mais rápida, como a indústria de softwares. 

E essas empresas buscam certas benefícios trabalhando juntas, como;

1. Novos clientes (leads)

As duas empresas envolvidas em uma aliança podem usar da sua base de contatos para gerar oportunidades para ambas. Entretanto, o cliente não precisa recorrer à outra ao identificar algum problema que possa ser resolvido por uma empresa parceira. Além disso, algumas empresas preferem não ter seu nome vinculado à parceira.

Porém, vale ressaltar que sua empresa pode sugerir os serviços ou produtos da empresa parceira, ficando em aberto uma opção de solução para seu cliente.

2. Customer experience

Hoje a experiência do cliente é algo que vem sendo observado por consumidores antes de fazer qualquer negócio, seja online ou offline. E com a aliança entre empresas os processos, custos e integrações trazem maior praticidade a vida de seus clientes. Ou seja, essa parceria influencia na experiência do cliente, além de ser uma forma eficaz de trazer ainda mais valor à marca.

E como consequência, essa parceria traz a elevação do Lifetime Value (LTV), além de melhorar o NPS (Net Promoter Score) e reduzir a taxa de churn. Ou seja, essa parceria não traz benefícios somente para o cliente, como também para ambas as partes da aliança.

3. Alianças estratégicas com foco em novas soluções

Bem como explicado antes, para que uma aliança der certo é necessário duas empresas responsáveis por vender um produto ou serviço com que já tenha experiência. Por exemplo, uma empresa que trabalha com CRM ou força de vendas seguirá trabalhando com seu foco principal, enquanto uma empresa de ERP também.

Portanto, quando definido uma aliança, elas passarão a trabalhar em sinergia em prol de novas soluções para seus clientes. Vale lembrar que essa é uma estratégia eficiente quando se fala em redução de riscos, otimização de processos e aumento do ROI.


Lisandra Sousa

Marketing GeoSales




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