formas de aumentar a produtividade equipe de vendas

5 segredos para aumentar a produtividade de sua equipe de vendas

Os empreendedores e gerentes de empresas estão constantemente buscando novas formas de motivar e incentivar seus funcionários e, assim, aumentar a produtividade da equipe de vendas. Todos os líderes sabem que quando os colaboradores estão felizes com o ambiente de trabalho e motivados, os resultados e as vendas são alavancadas.

Ao longo do tempo, devido a uma série de fatores alinhados com o atual momento econômico do país, é comum que os funcionários tornem-se desmotivados e os resultados sejam influenciados negativamente.

Para ajudá-lo a evitar esses problemas e aumentar a produtividade de sua equipe de vendas, separamos 5 segredos para melhorar os resultados da sua empresa. Confira!

1. Realizar reuniões de brainstorming

Esse tipo de reunião é extremamente comum em empresas multinacionais, e deve se tornar uma rotina de qualquer negócio. O brainstorming é uma ótima forma de manter todos os funcionários envolvidos com a empresa, fazendo com que eles sintam-se parte integrante do time. Essas reuniões proporcionam aos colaboradores a oportunidade de mostrar ideias e conhecer mais sobre o negócio.

O brainstorming é um momento onde a equipe de vendas pode compartilhar experiências e receber conselhos de líderes e gerentes. Desta forma, é possível aumentar a produtividade dos funcionários e os lucros do negócio.

2. Estipular metas

Uma das maneiras mais simples de aumentar a produtividade de um time de vendas é por meio da definição de metas. Quando uma empresa determina um objetivo a ser alcançado pelos funcionários, o time trabalha para atingir essa meta, fazendo com que a produtividade aumente bastante.

Entretanto, é importante que se tenha muito cuidado na definição das metas. É muito comum empresas traçarem objetivos irreais, causando o efeito contrário nos funcionários, desmotivando-os e prejudicando os resultados.

3. Dar feedback aos funcionários

Infelizmente, é muito comum encontrar gerentes que só sabem cobrar e criticar seus funcionários. São poucos aqueles que se comportam como líderes, motivando e valorizando os serviços prestados e vendas realizadas. Portanto, é fundamental dar, periodicamente, feedbacks aos colaboradores, essa é uma ótima forma de manter uma boa performance pessoal e do time e fazer com que eles continuem motivados com a empresa.

Mas lembre-se, quando for necessário cobrar, cobre. O importante é nunca deixar de elogiar e parabenizar os funcionários por metas alcançadas ou mesmo algumas realizações de destaque. Quando um gerente sabe elogiar os funcionários, as críticas e cobranças passam a ser aceitas de melhor forma, criando assim uma relação harmoniosa e um melhor ambiente de trabalho.

4. Utilizar o coaching

Essa metodologia de desenvolvimento pessoal tem conquistado muitas empresas nos últimos anos. O coaching utiliza técnicas de psicologia aliadas com gerenciamento de pessoas, permitindo que os funcionários desenvolvam-se e aperfeiçoem seus resultados. Desta forma, consegue-se motivar a equipe de vendas e possuir um time mais forte e dedicado ao trabalho e as metas.

5. Recompensar os funcionários

Como foi mostrado, é essencial que os gerentes deem um feedback positivo aos funcionários quando metas são alcançadas. Uma ótima forma de motivá-los ainda mais e fazer com a produtividade da equipe de vendas esteja sempre em ascendente é com programas de bonificação ou recompensa para os funcionários.

Os prêmios podem ser os mais diversos, desde um almoço especial e brindes, até uma homenagem maior. O importante é que os gerentes saibam que os funcionários esperam ser reconhecidos, por isso, não deixe de fazer sua parte.

As bonificações são uma espécie de agradecimento ao funcionário pelos resultados, isso aumenta a alegria e a motivação do colaborador, melhorando seu desempenho e alavancando as vendas.

Agora que você conhece alguns segredos de como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Esse artigo foi útil?
[Total: 1 Average: 5]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário