como ter uma comunicação pessoal eficiente

Saiba 5 dicas para uma comunicação pessoal eficiente

Quem está em uma posição de gestão deve entender como praticar uma comunicação pessoal eficiente. Ela é essencial para transmitir ideias, delegar tarefas, estipular metas, compreender dúvidas e, principalmente, fazer com que todos cheguem a um acordo e possam trabalhar cada vez melhor.

Mas nem todo mundo sabe como fazer isso. Afinal, parece ser difícil dialogar com pessoas diferentes que têm objetivos distintos. Portanto, se comunicar bem é importante para diminuir diferenças, reduzir conflitos e aumentar a produtividade, por exemplo.

Por isso, separamos para você 5 dicas para uma comunicação pessoal eficiente que farão você melhorar aspectos profissionais e até pessoais nessa área. Confira!

1. Observe a linguagem corporal

O corpo fala. A comunicação não-verbal faz parte do ser humano, e entendê-la coloca você em uma posição privilegiada. Compreendendo bem os sinais, será possível ver se o seu interlocutor tem interesse no que você diz. Ao perceber a linguagem corporal das pessoas, você consegue ajustar o seu discurso e torná-lo mais eficiente.

Ao notar gestos que demonstrem, por exemplo, desinteresse, raiva ou outras sensações negativas, é preciso mudar a fala. Acompanhe olhares, gestos com as mãos e outros indícios que ajudem a identificar o que a pessoa está pensando.

2. Seja direto

Se você falar demais, corre o risco de se enrolar e, pior, perder a atenção das pessoas. Não faça rodeios nem enfeite a mensagem: vá direto ao ponto. Isso não significa agir com rispidez, mas sim não perder tempo com palavras que nada acrescentarão à conversa.

Com objetividade, você mantém a atenção do interlocutor e expõe com mais clareza as ideias. Portanto, se perceber que a conversa está dispersando, recupere o foco.

3. Saiba ouvir

Uma comunicação pessoal eficiente não envolve apenas falar. É fundamental saber ouvir. Um bom diálogo é aquele no qual todos conseguem falar e ouvir da mesma maneira, sem ninguém se sobrepor aos outros.

Mesmo as opiniões contrárias devem ser escutadas com interesse e sem interrupções. Fazer isso ajuda a ganhar o respeito e a confiança das pessoas, atributos fundamentais para uma boa comunicação.

4. Tenha empatia

Além de ter interesse pelo que o outro fala, é importante colocar-se no lugar dele. Como você reagiria se fosse a outra pessoa? Você estaria em uma posição confortável se estivesse no lugar dela em uma conversa?

Coloque-se no lugar das pessoas e use da compreensão para entender os pontos de vista delas. Assim, será mais fácil chegar a um acordo que beneficie a todos.

5. Use o tom de voz com cuidado

A mensagem pode ser a melhor possível, mas se o tom de voz for inapropriado, o efeito pode ser extremamente negativo. Tons irônicos ou que demonstrem desprezo são péssimos e destroem qualquer chance de um diálogo positivo.

Portanto, regule o tom da sua voz. Com isso, você não intimidará ninguém nem abrirá espaço para interpretações erradas. Ajuste o tom de acordo com o seu interlocutor, dê ênfase para o que for necessário e busque falar de forma amigável, sem perder a firmeza. Esse controle é uma das peças-chave para uma comunicação pessoal eficiente.

Além da comunicação, quem está em uma posição de liderança também precisa saber como liderar melhor. Para isso, veja agora as 7 melhores práticas para liderar uma equipe de vendas!

Esse artigo foi útil?
[Total: 2 Average: 3]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário